Descrição de chapéu Opinião

Mundo Olímpico: O dia de Ana Marcela Cunha, a Rainha dos Mares

Nadadora entra como favorita nos 10 km da maratona aquática

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Aos 29 anos, a nadadora Ana Marcela Cunha pode ser considerada a Rainha dos Mares pelas várias medalhas e premiações acumuladas nos últimos anos nas provas de águas abertas. Nesta terça-feira (3), às 18h30 (de Brasília), ela vai competir justamente pela única que falta em sua galeria: a olímpica, nos 10 km da maratona aquática.

E sua luta para subir ao pódio dos Jogos começou cedo, aos 16 anos, quando bateu na trave e chegou em quinto lugar nas Olimpíadas de Pequim-2008.

charge da coluna Mundo Olímpico de 3 de agosto com a nadadora Ana Marcela Cunha
Ana Marcela Cunha luta pela medalha que falta na sua galeria - Cláudio Oliveira

Ela não foi à edição de Londres-12 e, na Rio-2016, era a favorita, mas acabou sofrendo contratempo quando outra nadadora derrubou sua garrafa de isotônico e ela não conseguiu se hidratar corretamente. Chegou na 10ª posição.

Desta vez, porém, ela se preparou como nunca e chega no auge da forma física e técnica. No início deste ano, Ana Marcela venceu o Mundial de 10 km, no Qatar, e outras provas na Itália e na Espanha. Em 2019, ela também conquistou o ouro nos Jogos Pan-Americanos de Lima (PER).

Na carreira, ela já ganhou quatro vezes o Campeonato Mundial de 25 km e cinco vezes o de 10 km. Em sua galeria, já são 33 medalhas de ouro, 16 de prata e 17 de bronze nas etapas dos mundiais da Federação Internacional de Natação. Por esses feitos, ela foi eleita a melhor atleta de maratona aquática do mundo seis vezes, a última no ano passado.

Claro que, como sempre ocorre em Olimpíadas, há outras grandes atletas que brigarão pelo pódio, mas a brasileira é considerada a favorita pelos especialistas.

A participação da ginasta Rebeca Andrade chegou ao fim com o quinto lugar na final de solo. Um passo fora do tablado tirou a chance de medalha, que seria prata caso não tivesse cometido o erro. Mas como ela mesma disse, é coisa do esporte.

De qualquer forma, as medalhas de ouro e prata conquistadas por ela elevam a ginástica brasileira a outro patamar e tem tudo para atrair mais meninas para a modalidade.

Claudinei Queiroz
Claudinei Queiroz

49 anos, é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero, pós-graduado em Gestão de Marketing pelo Centro Universitário Senac e tecnólogo em Gestão do Esporte pela Universidade São Marcos. E-mail: claudinei.queiroz@grupofolha.com.br

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.