Descrição de chapéu Opinião

Mundo Olímpico: O mal que faz o excesso de confiança

Seleção masculina de vôlei cai pelos próprios erros

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Durante os 16 anos em que o técnico Bernardinho esteve no comando da seleção masculina de vôlei, um roteiro ficou claro: se o time perdesse antes de alguma decisão importante, já poderíamos comemorar porque o título viria. Mas se fosse o contrário e a seleção estivesse muito confiante, poderíamos colocar as barbas de molho.

Lucarelli tenta passar pelo bloqueio russo; brasileiros se perderam na partida e foram derrotados
Lucarelli tenta passar pelo bloqueio russo; brasileiros se perderam na partida e foram derrotados - Yuri Cortez/AFP

Para mim, o que aconteceu na disputa contra os russos nas quartas de final em Tóquio foi um resquício desse roteiro. Claro que o time entrou mordido por causa da derrota por 3 a 0 na fase de grupos. Prova disso foi a forma como os brasileiros dominaram os rivais no primeiro set.

O problema é que o domínio foi tamanho que os jogadores, mesmo que inconscientemente, relaxaram e perderam a concentração e o segundo set.

No terceiro, voltaram ao ritmo que se espera de uma decisão, outra vez deslancharam, marcando todas as jogadas dos russos e abrindo 20 a 12 no placar. E novamente caíram na armadilha de achar que o jogo estava ganho.

Os russos aproveitaram o apagão para tirar a vantagem, ponto a ponto. Com os jogadores brasileiros sem reação, os rivais acharam a confiança mostrada na primeira fase e passaram a fazer um jogo perfeito, principalmente, na defesa, salvando bolas nada comuns para gigantes como eles.

A virada mostrou que mais importante que o poderio de ataque e bloqueio é a força mental para perceber que o excesso de confiança mais atrapalha que ajuda. Lição aprendida.

Mudando para o feminino, a seleção chega invicta às semifinais contra a Coreia do Sul, às 9h desta sexta (6). Foi uma surpresa total as sul-coreanas chegarem a esta fase, mas elas merecem respeito. E o técnico Zé Roberto Guimarães sabe muito bem disso.

Por isso e pela força já mostrada pela seleção até aqui no torneio, a vaga é quase certa. Na final, porém, contra EUA ou Sérvia, duas superequipes, a história vai ser mais complicada.

Claudinei Queiroz
Claudinei Queiroz

49 anos, é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero, pós-graduado em Gestão de Marketing pelo Centro Universitário Senac e tecnólogo em Gestão do Esporte pela Universidade São Marcos. E-mail: claudinei.queiroz@grupofolha.com.br

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.