Descrição de chapéu Opinião

Caneladas do Vitão: O mundo todo quer ver mais futebol e menos datas Fifa!

Hoje, Liverpool x Bayern é muito mais legal que Inglaterra x Alemanha!

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

É devagar, é devagar, devagarinho... Alô, povão, agora e fé! Itália 1 x 1 Bulgária e Suécia 2 x 1 Espanha escancaram a realidade: só tem bobo no futebol de seleções.

A atual campeã europeia e a ex-Fúria decepcionaram ontem como a França no 1 a 1 com a Bósnia na véspera. Os italianos continuam na ponta folgada do Grupo C, já os espanhóis, com um jogo a mais, foram superados pelos suecos no Grupo B e não dependem mais de si para evitarem a repescagem.

Meia sueco Emil Forsberg (à dir.) passa pelo lateral espanhol Azpilicueta no duelo válido pelas eliminatórias da Copa do Qatar-22; Suécia venceu por 2 a 1 e assumiu a liderança do grupo
Meia sueco Emil Forsberg (à dir.) passa pelo lateral espanhol Azpilicueta no duelo válido pelas eliminatórias da Copa do Qatar-22; Suécia venceu por 2 a 1 e assumiu a liderança do grupo - Jonathan Nackstrand/AFP

A verdade é que Itália, Espanha, Alemanha, França e Itália não têm talentos e treinadores à altura dos melhores clubes do continente, que são, à vera, verdadeiras seleções multinacionais. A Alemanha, por exemplo, é muito pior que o Bayern de Munique do polonês Lewandowski e até que o Borussia Dortmund de Haaland.

Além da questão do calendário e da falta de tempo para as seleções treinarem e ganharem conjunto, o dinheiro compra os melhores profissionais.

O Brasil, aliás, é caso único na elite da bola em que a confederação arrecada e paga mais que os clubes e, por isso, Tite é a exceção: o melhor técnico brasileiro é quem ocupa o cargo de treinador do Brasil.

Guardiola e Klopp, os melhores técnicos do mundo, não treinam Espanha nem Alemanha. José Mourinho e Jorge Jesus são dois dos 818 treinadores portugueses melhores que Fernando Santos. A Argentina tem, pelo menos, uma dezena de técnicos mais gabaritados que Scaloni. A França, atual campeã mundial, tem o time mais talentoso do mundo treinado por Deschamps, que é um técnico, como foi um jogador, muito abaixo de Zinedine Zidane...

Dito tudo isso, não é só o calendário brasileiro que precisa melhorar. O mundo quer ver mais futebol de clubes e menos datas Fifa. Hoje, Liverpool x Bayern é muito mais legal que Inglaterra x Alemanha!

Fernando Pessoa: "Eu não escrevo em português. Escrevo eu mesmo".

Eu sou o Vitor Guedes e tenho um nome a zelar! E zelar, claro, vem de ZL! É tudo nosso! É nóis na banca! No agora.com.br! E no youtube.com/blogdovitao!

Basílio e Super Zé
Basílio, Fenômeno ou Gylmar: compradores do fan token escolherão quem se juntará a Neco, Teleco, Baltazar, Luizinho, Cláudio, Rivellino, Wladimir, Sócrates, Ronaldo goleiro, Marcelinho e Zé Maria (que será inaugurado em novembro) como busto no Parque. Basílio, que merece virar nome de filho, é o cara!

A gênese do Corinthians
Como parte das celebrações dos 111 anos, o departamento cultural corinthiano promove sábado (4), às 10h, no Memorial do Parque São Jorge, a exposição "A Gênese do Corinthians: 1910" é retratada através de desenhos históricos e inéditos de Orfeu Maia, mostrando a fundação do time do povo. Não perco por nada!

Pôster da exposição "A Gênese do Corinthians - 111 anos" no Memorial do Parque São Jorge, sede do clube
Pôster da exposição "A Gênese do Corinthians - 111 anos" no Memorial do Parque São Jorge, sede do clube - Divulgação
Vitor Guedes
Vitor Guedes

44 anos, é ZL, jornalista formado e pós-graduado pela Universidade Metodista de São Paulo, comentarista esportivo, equilibrado e pai do Basílio.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.