Descrição de chapéu Opinião

Caneladas do Vitão: Que saudade dos velhinhos da International Board e do futebol

O saudoso futebol era simples e, por isso, o melhor esporte do mundo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Que tempo bom, que não volta nunca mais... Alô, povão, agora é fé! Da série "a gente era feliz e não sabia", que saudade do futebol raiz dos tempos em que os velhinhos da International Football Association Board preservavam a alma do jogo.

O saudoso futebol era simples e, por isso, o melhor esporte do mundo: eram apenas 17 regras que poderiam ser resumidas por uma única, bom senso! Na fazenda ou na casinha de sapê, papai, vovó, mamãe e titia entendiam o jogo e, por isso, o esporte virou universal e popular.

Em setembro de 2017, a CBF iniciou o treinamento para árbitros e assistentes para a implementação do árbitro de vídeo no futebol brasileiro, dando início à nova era do VARtebol
Em setembro de 2017, a CBF iniciou o treinamento para árbitros e assistentes para a implementação do árbitro de vídeo no futebol brasileiro, dando início à nova era do VARtebol - Bruno Santos - 26.set.17/Folhapress

O assassinato do futebol e a progressiva e trágica mutação para o patético VARTebol (esse esporte de 818 regras mutantes com novidades e atualizações interpretativas semanais) deu-se de forma progressiva, mas 14 de janeiro de 2014 o crime foi oficializado com a alteração do estatuto da International Board. Naquela fatídica data, a entidade, que durante 127 anos manteve as regras simples e acessíveis a todos, passou a ser autônoma e independente da Fifa. Fim!

A partir daí, o ex-futebol foi só ladeira abaixo até se transformar nesse horroroso VARtebol, frankstein do futebol que transforma os péssimos árbitros (lixo do VAR incluso) em protagonistas muito mais importantes e decisivos que os craques.

E o Brasil, outrora (auto)intitulado país do futebol, virou o epicentro do lixo pós-moderno. Na Gacibolândia, todo jogo é decidido pelo apito com as digitais putrefatas do circo eletrônico!

Atlético-MG 2 x 1 Grêmio foi só a última aberração. O (virtual) campeão bateu o (quase) rebaixado com um pênalti irregular que não foi assinalado na hora e foi marcado após intervenção bisonha do VAR. E o gol só é irregular pela última versão da regra, que inventou uma palhaçada de atacante não poder ficar a um metro da barreira. Quem é que mede? Fora, Gaciba! Fora, VARtebol! Volta, futebol!

Nelson Rodrigues: "Muitas vezes é a falta de caráter que decide uma partida. Não se faz literatura, política e futebol com bons sentimentos".

Eu sou o Vitor Guedes e tenho um nome a zelar! E zelar, claro, vem de ZL! É tudo nosso! É nóis na banca! No agora.com.br! E no youtube.com/blogdovitao!

Brasileirão de VARtebol 1
Eliminado da Copa do Brasil e sem qualquer chance de buscar o Atlético-MG no Campeonato Brasileiro, a missão do Flamengo é recuperar física, tática, técnica e animicamente a equipe para a decisão da Libertadores, no próximo dia 27, contra o Palmeiras. Palpite de hoje: Flamengo 2 x 1 Atlético-GO.

Brasileirão de VARtebol 2
A obrigatória vitória sobre a Chapecoense foi fundamental para o Corinthians na luta por uma vaga direta à fase de grupos da Libertadores, mas não serviu para Sylvinho Curso Uefa ganhar pontos com a Fiel. Quem sabe no sábado? Palpites de amanhã: Corinthians 1 x 0 Fortaleza, Inter 1 x 0 Grêmio e Flu 2 x 1 Sport.

Vitor Guedes
Vitor Guedes

44 anos, é ZL, jornalista formado e pós-graduado pela Universidade Metodista de São Paulo, comentarista esportivo, equilibrado e pai do Basílio.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.