O recém-aposentado Jorge de Melo, 60 anos, do Conjunto Residencial Prestes Maia (zona leste), estava com uma colonoscopia agendada para 24 de abril, mas o procedimento foi cancelado um dia antes pelo Iamspe (Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual).
O motivo informado pelo instituto, diz o leitor, foi a falta de agulha de esclerose, necessária para a retirada de um tumor durante o exame.
“Nem dois meses de aposentadoria e recebi o diagnóstico de neoplasia de sigmoide. Estava indo tudo bem, e rápido, entre consultas e exames pré-operatórios, até a colonoscopia ser cancelada. Eu já estava liberado até pelo anestesista”, relata Melo à reportagem.
Além de cancelar o procedimento, o instituto não remarcou uma nova data. “Fui informado de que não há previsão de quando farei o exame, que é indispensável, pois por ele também será retirado o tumor”, diz .
O aposentado conta que estava no preparo do procedimento, ingerindo apenas líquidos e os remédios receitados, quando recebeu a ligação do Iamspe, cancelando o exame cirúrgico por falta de material.
“Eu tinha passado em consulta com o anestesista horas antes e tomado dois comprimidos. Como pode um hospital do porte do Iamspe parar um tratamento por falta de uma agulha? Isso é inadmissível."
“Eu fui direto até a ouvidoria deles e abri uma reclamação, mas são todos coniventes. Estou indignado. Paguei o Iamspe por 36 anos e nunca precisei, até agora, que descobri que tenho essa doença e preciso tratar com urgência. O que eu faço? Tentei resolver com eles antes de recorrer ao jornal, só que não recebi qualquer resposta deles”, afirma ele.
Iamspe
Tel.: (11) 4573-8696
Iamspe agenda para o dia 8
O Iamspe (Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual), por meio de nota enviada por sua assessoria de imprensa, esclarece que a sua ouvidoria entrou em contato com Jorge de Melo.
De acordo com o instituto, na ocasião o paciente foi informado sobre a data do procedimento.
Ao Agora Nilva Melo, esposa do leitor, confirmou a informação do Iamspe. “Eles ligaram ontem e disseram para ele internar no dia 8 de maio”, contou à reportagem.
Melo afirmou que vai retomar o contato com o jornal caso algum imprevisto ocorra e o procedimento não seja realizado na data marcada.
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.