Descrição de chapéu Defesa do Cidadão

Falta medicamento em UBS da zona leste

Paciente afirma que, há dois meses, não consegue retirar remédio para controle do diabetes na UBS Vila Nova Manchester

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O aposentado Aparecido Dario, 67 anos, da Vila Carrão (zona leste), conta que, pelo segundo mês seguido, não encontra o medicamento glicazida 60mg, utilizado para o tratamento de diabetes, na UBS (Unidade Básica de Saúde) Vila Nova Manchester, localizada na mesma região onde ele mora.

“O remédio está em falta. Quando questiono, apenas dão desculpas esfarrapadas. É só ficar meia hora observando a fila das pessoas que irão pegar algum remédio na farmácia do posto. Ninguém sai com todos seus medicamentos, sempre falta algum”, queixa-se.

O leitor Aparecido Dario afirma que não consegue medicamento há dois meses no posto - Rivaldo Gomes/Folhapress

O leitor afirma que toma dois comprimidos por dia, ou seja, precisa de duas caixas por mês.
“Como não consigo retirá-lo no posto da rede pública de saúde, sou obrigado a comprar em alguma farmácia particular. Afinal, não posso interromper o meu tratamento de dez anos simplesmente porque pararam de fornecer.”

O aposentado afirma que, em média, uma caixa com 60 comprimidos custa R$ 90 na rede particular. “Pesa muito no bolso de quem vive apenas com o benefício do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), até porque tomo outros medicamentos. Além disso, uma situação como essa é algo inaceitável, uma vez que é um direito do cidadão receber os remédios. Por isso, peço a intervenção do Defesa do Cidadão.”

Remédio está disponível

A Secretaria Municipal da Saúde, por meio de nota da Coordenadoria Regional de Saúde Sudeste, informa que o estoque do medicamento gliclazida 60mg está abastecido em todas as unidades da rede.

A pasta diz ainda que o medicamento foi entregue na UBS (Unidade Básica de Saúde) Vila Nova Manchester no último dia 14 e está disponível para retirada na farmácia da unidade. Em novo contato com o Agora, o leitor Aparecido Dario disse que irá à unidade hoje. 

Secretaria Municipal de Saúde
(11) 3397-2000

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.