Descrição de chapéu INSS

Espera por recurso no INSS chega a 5 meses

Pedido de aposentadoria foi feito em setembro de 2018 e foi recusado pelo instituto, levando a segurada a recorrer à junta

São Paulo

A secretária Maria Cristina de França, 57 anos, deu entrada em sua aposentadoria em setembro de 2018 e recebeu a resposta do INSS apenas em fevereiro deste ano.

O requerimento de aposentadoria por tempo de contribuição foi indeferido e, por isso, ela decidiu recorrer, levando o caso à Junta de Recursos da Previdência Social.

Maria Cristina de França recorreu da decisão do INSS em fevereiro deste ano; ela ainda não teve resposta se sua aposentadoria será concedida - Rivaldo Gomes/Folhapress

Ela relata que esse foi o segundo pedido de aposentadoria feito ao INSS.

"Em 2015, eu sabia que não tinha 30 anos, mas dei entrada porque queria ver o cálculo deles. Na época, aproveitei para fazer vários acertos de períodos que faltavam", explica.

A segurada afirma que apresentou a documentação comprobatória ao INSS e conseguiu regularizar o tempo de contribuição que tinha até então.

Quando fez o novo requerimento, no ano passado, não apresentou novas provas.

Ela diz que um funcionário do INSS havia informado que ela tinha, no cadastro, período com contribuições menores do que o salário mínimo e que ela poderia complementar esses meses. Isso não aconteceu, no entanto. "Por fim, fui lá e paguei mais uns meses e finalmente completei o tempo em novembro."

Mesmo assim, o pedido foi negado no início deste ano. No sistema de acompanhamento da Junta de Recursos, ela relata que não conseguiu qualquer informação de seu pedido. 

Junta de Recursos analisou pedido

O INSS em São Paulo informou, por meio de nota, que o recurso da segurada Maria Cristina de França foi julgado na 17ª Junta de Recursos no dia 13 de agosto deste ano.

"A senhora Maria pode obter cópia da decisão e acompanhar as fases do processo pela internet, no endereço gov.br/meuinss", afirmou o instituto. Para acessar esse serviço, ela precisa estar cadastrada no site Meu INSS. Se ainda não tiver o acesso, precisará fazer o cadastro.

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.