Descrição de chapéu Defesa do Cidadão

Aposentadoria foi pedida há 6 meses

Segurado tenta se aposentar aos 63 anos de idade por tempo de contribuição

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Em 12 de março de 2019, o supervisor de estacionamentos Antonio Bolognesi, 63 anos, deu entrada no seu pedido de aposentadoria pela terceira vez. Nesta, ele teve auxílio de uma advogada, que, em outubro do ano passado, o orientou a pagar mais quatro meses de contribuição ao INSS.

"Fiz os pagamentos, já que o INSS indeferiu meus dois pedidos anteriores sem me explicar o motivo.

Porém, até agora, não tivemos retorno e o processo continua em análise", relata o segurado à reportagem.

Antonio Bolognesi, 63 anos, deu entrada no seu pedido de aposentadoria em março e não consegue saber com o INSS se ele será aceito; ele afirma já ter completado os 35 anos exigidos pelo benefício
Antonio Bolognesi, 63 anos, deu entrada no seu pedido de aposentadoria em março e não consegue saber com o INSS se ele será aceito; ele afirma já ter completado os 35 anos exigidos pelo benefício - Martha Salomão/Folhapress

O leitor começou a trabalhar registrado em 1971, como office-boy. De lá para cá, esteve 20 anos em funções da área administrativa, como auxiliar de escritório, coordenador de planejamento e inspetor de qualidade e, nos últimos anos, foi supervisor de estacionamento, até ser demitido.

"Eu fiquei alguns meses sem contribuir, nos períodos em que fiquei desempregado. Hoje, pelos cálculos, somo pouco mais de 35 anos de contribuições", diz.

"Quando fiz o pedido, informaram que eu teria uma resposta do INSS em até 45 dias. Estou no aguardo desde março e não sei mais a quem recorrer. Por isso peço auxílio do Agora, para ver se consigo descobrir a situação do meu benefício", afirma Bolognesi.

INSS nega pedido de benefício

O INSS esclarece que o pedido foi indeferido em 26 de setembro de 2019. O leitor pode ter acesso aos detalhes do processo pelo site gov.br/meuinss. Caso queira recorrer do resultado, o segurado deve protocolar um pedido de recurso.

A apresentação do recurso pode ser agendada por meio do site do INSS ou por telefone, na Central 135. O prazo para esse agendamento é de 30 dias, contados a partir da ciência do indeferimento.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.