Descrição de chapéu Defesa do Cidadão

Paciente aguarda cirurgia no SUS há seis anos

Leitor conta ter uma má-formação na artéria venosa do primeiro e segundo dedos da mão esquerda

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O ajudante-geral Daniel Antonio, 39 anos, da Vila Industrial (zona leste), conta que, há seis anos, espera para fazer uma cirurgia, pois um dos dedos de sua mão esquerda está necrosando. “Sinto muita dor. Pas+sa ano e entra ano e permaneço nessa situação. Não sei mais o que fazer para receber o tratamento necessário”, reclama ao Agora.

Antonio relata que, em 2011, a mão começou a inchar e, como ainda tinha convênio médico, descobriu que havia uma má-formação na artéria venosa do primeiro e segundo dedos da mão esquerda. “Esse diagnóstico demorou muito e perdi a ponta do dedo”, diz. 

Depois, o leitor conta que ficou sem o plano de saúde e começou a procurar tratamento na rede pública. “Estou há seis anos tentando fazer um cateterismo, marcam, mas na hora falam que não há vaga, material ou estrutura. Já fui acompanhado no Hospital das Clínicas e, agora, no Hospital Ipiranga. Todo mês falam que agendarão a cirurgia, porém nada acontece”, queixa-se.

“Como não posso trabalhar, recebo o BPC (Benefício de Prestação Continuada), mas não dá para fazer quase nada, praticamente apenas para comprar remédios. Tenho que agradecer à minha família porque ela que me ajuda. Quero fazer a cirurgia para ter qualidade de vida.”

O ajudante-geral Daniel Antonio, da Vila Industrial (zona leste), relata que tentou fazer o procedimento no Hospital das Clínicas e do Ipiranga  - Ronny Santos/Folhapress

Hospitais agendam consultas

O Hospital Ipiranga informa, por meio de nota, que o paciente está sob acompanhamento desde maio deste ano, quando deu entrada na unidade. O hospital afirma que o leitor fez exames e foi atendido por equipe especializada em cirurgia vascular, com retorno agendado para o dia 17 de setembro para avaliação cirúrgica.

O Hospital das Clínicas esclarece que o paciente tem uma consulta marcada para o dia 6 de setembro.
Ao Agora o leitor disse que irá nos dias agendados.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.