Trabalhadores vão de mutirão em mutirão em busca de vaga

Com dificuldade para conseguir emprego formal, brasileiros fazem peregrinação por recolocação

São Paulo

Hoje, 12,6 milhões de brasileiros estão desempregados e 38,8 milhões estão na informalidade, aponta o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Com contas em atraso e sem perspectiva de recolocação, cada vez mais gente enfrenta mutirões de emprego e processos seletivos, topando ‘o que aparecer’.

É o caso de Flávio Felisberto dos Santos, 50 anos, desempregado há um ano e meio. “Até bico está difícil. Quando aparece, é para poucos dias, depois fico um mês sem conseguir nada.”

Flávio Felisberto dos Santos, de 50 anos, diz que nunca ficou tanto tempo sem trabalho fixo. "Até bico está difícil. Quando aparece, é para poucos dias, depois fico meses sem conseguir nada" - Rivaldo Gomes/Folhapress

Flávio era o primeiro da fila no último feirão do emprego para trabalhadores com mais de 45 anos na CTR (Central de Trabalho e Renda) de São Bernardo do Campo (Grande SP). Ele disputava uma das 800 vagas com 3.500 candidatos, mas não foi selecionado.

“Já fui em mutirão em São Paulo, São Bernardo, Mogi das Cruzes, Guarulhos e nunca dá em nada”, diz.

Barreiras

A auxiliar de produção Giovana Marques, 43 anos, está desde 2013 sem emprego formal e também estava no feirão.

Ela diz que sempre vai a mutirões, mas tem saído de mãos vazias.

“Já viram minha idade e nem deixaram preencher a ficha. No feirão, nem sequer me deixaram entregar o currículo, mesmo com experiência para a vaga.”

A auxiliar de produção Giovana Marques, 43 anos, diz que a idade é um problema. "Já aconteceu de o recrutador ver a minha idade e nem deixar preencher a ficha de inscrição. No último feirão, nem sequer me deixaram entregar o currículo, mesmo tendo experiência para a vaga" - Rivaldo Gomes/Folhapress

O técnico de segurança do trabalho Luiz Henrique dos Santos, 58 anos, se queixa da mesma situação.

“Mesmo tendo trabalhado mais de 40 anos como bombeiro e segurança e com um bom currículo, minha idade era sempre mal vista pela empresa que estava contratando”, explica.

Luiz Henrique estava há dois anos desempregado antes de participar do Mutirão do Emprego, organizado em setembro pelo Sindicato dos Comerciários. Ele, que espera trabalhar mais alguns anos e conseguir se aposentar, diz que fazia uma verdadeira ‘peregrinação’ nos mutirões.

O técnico de segurança do trabalho Luiz Henrique dos Santos, 58 anos, passou meses desempregado até conseguir uma vaga no Mutirão do Emprego do Sindicato dos Comerciários. "Agora posso começar a negociar as minhas dívidas" - Ronny Santos/Folhapress

“Passei por inúmeras entrevistas, participei de vários mutirões e ofertas de emprego. Sempre que aparecia algo, eu estava atrás, pra vaga de tudo: bombeiro, vigilante, segurança, qualquer coisa que aparecesse.”

Santos foi selecionado para vaga de conferente no setor de prevenção de acidentes numa rede de supermercados. “Agora posso começar a negociar minhas dívidas.”

O pedreiro Valdecir Moura da Silva, 43 anos, diz que sempre conseguia bicos no centro de São Paulo, mas que a demanda na construção civil vem caindo.

O pedreiro Valdecir Moura da Silva, 43 anos, está há dois meses sem trabalhar. "Sempre conseguia bico em obra no centro de São Paulo, só que desde 2015 piorou muito pra construção civil" - Rivaldo Gomes/Folhapress

Prefeitura de SP faz seleção nos bairros

A Prefeitura de São Paulo realiza periodicamente o “Mutirão nos Bairros”, evento que acontece em alguns sábados e oferece vagas de emprego em diferentes regiões da cidade.

Para facilitar o deslocamento dos moradores, são selecionadas oportunidades de trabalho nos bairros próximos.

Geralmente, as colocações são nas áreas de serviços e comércio e exigem apenas ensino médio completo como qualificação.

Para participar, os candidatos devem apresentar currículo atualizado, RG, CPF, número do PIS e carteira de trabalho.

Os dois últimos documentos são emitidos na hora do atendimento mediante a apresentação de uma foto atual 3x4 para a primeira via.

Para quem precisa da segunda via, é necessário levar também um boletim de ocorrência ou declaração, em caso de roubo, furto, perda ou extravio.

Para consultar o calendário com os próximos mutirões, acesse o site prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/desenvolvimento ou ligue para (11) 3224-6000.

A Prefeitura de SP também tem o CAT (Centro de Atendimento ao Trabalhador).

Entre os serviços disponibilizados gratuitamente à população estão orientações de como fazer seu currículo e encaminhamento para vagas de emprego.

Consulte as unidades em http://www.capital.sp.gov.br/cidadao/trabalho. 

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.