Aprovados em concursos para Polícia Civil de SP esperam nomeação

Convocação para cargos de delegado e investigador ainda não tem data para acontecer

Janeiro chegou com uma boa notícia para os aprovados nos concursos para investigador e delegado de polícia de São Paulo. O estado homologou as seleções, realizadas pela última vez em 2017.

A novidade, no entanto, não torna mais próxima a nomeação dos aprovados, diz Raquel Gallinati, presidente do Sindpesp (Sindicato dos Delegados de SP). 

“A homologação foi feita, mas ninguém foi chamado ainda. Não existe nem expectativa de posse, porque os prazos começam a contar apenas a partir da nomeação.”

Segundo dados de dezembro de 2019 do Defasômetro, índice da entidade que mede a ocupação das carreiras da Polícia Civil, há hoje um déficit de 3.562 investigadores e 945 delegados de polícia em São Paulo.

Homologação de concursos para delegado e investigador de polícia de 2017 aconteceu em janeiro deste ano, mas não há prazo para nomeação - Rivaldo Gomes/Folhapress

A Secretaria da Segurança Pública afirma que, do concurso de 2017, 1.815 aprovados foram nomeados em novembro de 2019 e que, deste total, 1.453 compareceram à posse em dezembro e já estão na Acadepol (Academia de Polícia).

No entanto, ainda não há um prazo para a nomeação e a posse do restante dos aprovados nos concursos de 2017.

"Está em andamento a nomeação dos outros 850 aprovados, sendo 250 para vagas de delegados e, 600, de investigadores."

A SSP diz ainda que foi autorizada a abertura de mais 2.750 vagas para concursos da instituição, sendo 250 delegados, 900 investigadores e 1.600 escrivães. Os editais, afirma a pasta, devem ser lançados ao longo deste ano.

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.