Prazo para pagar IPVA no estado de SP com desconto começa a vencer na quinta (9); veja o calendário

Pagamento é indispensável para fazer o licenciamento anual do veículo no Detran

São Paulo

O calendário do IPVA de 2020 no estado de São Paulo terá início nesta quinta-feira (9), quando vence o prazo para quitar a primeira parcela ou fazer o pagamento à vista para veículos com placa final 1.

Quem optar por pagar à vista terá desconto de 3%. Já no caso do contribuinte que parcelar, em três vezes (em janeiro, fevereiro e março), o valor é integral. É possível ainda quitar o imposto em fevereiro, sem desconto.

Os proprietários de veículos movidos a gasolina e os carros flex recolherão 4% sobre o valor venal do automóvel. Já os veículos que funcionam somente com álcool, eletricidade e gás, ou com a combinação desses combustíveis, têm alíquota de 3%.

Motoristas enfrentam fila para atendimento no Detran de SP - Rivaldo Gomes - 14.nov.2019/Folhapress

Os proprietários de veículos também já podem pagar o seguro DPVAT de 2020. O seguro obrigatório deve ser quitado, uma única vez ao ano, com o vencimento da cota única ou da primeira parcela do IPVA. 

O pagamento dos tributos, além de eventuais multas, é indispensável para fazer o licenciamento anual do veículo, realizado diretamente no Detran-SP.

Confira abaixo o calendário de vencimentos do IPVA 2020 de SP para automóveis, caminhonetes, ônibus, micro-ônibus, motos e similares:

Final da placa 1ª parcela ou pagamento à vista 2ª parcela ou cota única sem desconto 3ª parcela
1 9 de janeiro 11 de fevereiro 11 de março
2 10 de janeiro 12 de fevereiro 12 de março
3 13 de janeiro 13 de fevereiro 13 de março
4 14 de janeiro 14 de fevereiro 16 de março
5 15 de janeiro 17 de fevereiro 17 de março
6 16 de janeiro 18 de fevereiro 18 de março
7 17 de janeiro 19 de fevereiro 19 de março
8 20 de janeiro 20 de fevereiro 20 de março
9 21 de janeiro 21 de fevereiro 23 de março
0 22 de janeiro 24 de fevereiro 24 de março

A consulta ao valor e o pagamento do IPVA podem ser realizados na rede bancária, por meio dos terminais de autoatendimento, pela internet ou diretamente nas agências. Basta ter o número do Renavam do veículo. 

Também é possível verificar o valor diretamente no site da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo  (portal.fazenda.sp.gov.br/servicos/ipva/). Na consulta via portal, além do número do Renavam, é necessário informar a placa do veículo. 

O proprietário tem até a data de vencimento da placa para quitar o imposto em cota única, com desconto, ou pagar a primeira parcela do tributo. 

O contribuinte que desejar também pode optar por antecipar o pagamento dos tributos e fazer o licenciamento, sem a necessidade de esperar a data de vencimento (conforme o número final da placa do veículo).

Neste ano, a desvalorização dos veículos usados provoca redução média de 3,54% do IPVA em São Paulo.

O dado é da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), que pesquisou 11.868 diferentes marcas, modelos e versões de veículos.

Atraso

O contribuinte que deixar de recolher o imposto fica sujeito a multa de 0,33% por dia de atraso e juros de mora com base na taxa Selic.

Passados 60 dias, o percentual da multa fixa-se em 20% do valor do imposto. Se continuar inadimplente, o débito irá para a dívida ativa.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.