Confira dicas para conseguir um emprego em 2020

Fique atento às épocas com mais contratações e aos mutirões de emprego

São Paulo

O trabalhador que está na batalha para conseguir um novo emprego pode aproveitar o período pós-Carnaval para intensificar a busca por vagas temporárias ou efetivas.

Segundo especialistas, vagas temporárias podem funcionar como uma porta de entrada para ser efetivado em 2020. As próximas datas importantes para o comércio são a Páscoa, que costuma contratar de janeiro a abril, e o Dia das Mães, que concentra seleções nos meses de março e abril. 

Outra possibilidade de buscar uma vaga são os mutirões de emprego. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho de São Paulo costuma oferecer as vagas em mutirões nos bairros, normalmente aos sábados. Neste ano já foram feitos mutirões em Guaianases, Itaquera e Parelheiros, com mais de 1.600 vagas.

Os próximos mutirões ocorrerão no dia 7 de março, no Campo Limpo (zona sul) e no dia 14 de março na Lapa (zona oeste). 

Para participar, o trabalhador deve estar com currículo atualizado, laudo médico para pessoas com deficiência, RG, CPF, número do PIS e carteira de trabalho em mãos. Mas, se necessário, o número do PIS e a carteira de trabalho podem ser emitidos na hora do atendimento -é preciso levar uma foto atual 3x4 e o RG.

Já para quem precisa da segunda via de algum documento, é necessário levar também um boletim de ocorrência ou declaração, caso se trate de roubo, furto, perda ou extravio.

Carteira de trabalho
Carteira de trabalho e Previdência Social - Gabriel Cabral 6.dez.2017/Folhapress

As centrais públicas de emprego oferecem oportunidades em todo o Estado de São Paulo. Na Prefeitura de São Paulo, é preciso  procurar uma unidade do CATe (Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo) com RG, CPF, PIS e carteira de trabalho. Os endereços estão no site www.cate.prefeitura.sp.gov.br.  Já no PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), do governo do estado, é possível se inscrever pela internet, no site www.empregasaopaulo.sp.gov.br. 

Datas especiais

O candidato também deve ficar atento cerca de dois meses antes de tradicionais datas comemorativas do comércio, como Dia das Mães, Páscoa e Dia da Criança.

A secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso, revela que, em média, é com essa antecedência que empregadores começam a procurar mais funcionários.  “Outros períodos de contratações temporárias envolvem grandes eventos na capital como GP de Fórmula 1 e festivais de música."

A Prefeitura de São Paulo também promove o Contrata SP, que ocorre periodicamente, reunindo empresas e trabalhadores para contratação direta em diversas áreas, diz Aline.

Além disso, dá suporte por meio do programa Elabora, que orienta para a produção de currículos. O CATe oferece ainda diversas informações em seu site  (www.cate.prefeitura.sp.gov.br ). 

Confira as profissões que mais devem contratar em 2020.  

Busque vagas em mais áreas e se atualize

Para o especialista em recrutamento Marcelo Olivieri, muitos profissionais desempregados costumam procurar vagas na mesma área em que já atuaram ou nas quais se formaram anteriormente. Porém, o mercado valoriza quem inova em seus ramos de atuação e apresenta diferentes habilidades.

 
“Procure por áreas correlatas à sua, onde suas capacidades técnicas e comportamentais possam ser úteis. Além de aumentar significativamente suas chances de se recolocar, você demonstrará que é um profissional resiliente e adaptativo”, afirma.

Seguindo essa tendência de adaptação contínua, há a necessidade de o profissional estar sempre antenado às novas tecnologias, considerando-as não como rivais, mas sim como aliadas à otimização de recursos, tempo e esforço, além de ser uma forma de sair na frente do concorrente. Isso significa que trazer tecnologias de outras áreas de atuação pode ser uma maneira de inovar sem precisar “reinventar a roda”.

Tão importante quanto ser eficiente é mostrar para possíveis interessados sua eficiência. Para isso, o trabalhador pode montar uma rede de contatos e mantê-los atualizados sobre seu desempenho e sua disponibilidade para o mercado de trabalho. Esse é o tão famoso networking, que pode ser feito tanto em encontros profissionais, eventos próprios da área de atuação do profissional, quanto pela internet e por meio de redes sociais.

 

Rede de contatos

“Mantenha seu LinkedIn sempre ativo, postando conteúdos relevantes para a sua rede, compartilhe e escreva artigos interessantes, participe e poste fotos em eventos relevantes para seu setor e contribua ativamente. Compartilhe suas ideias e histórias de profissão. Siga os influenciadores mais importantes da sua área, mantenha contato com ex-colegas de trabalho, de estudo e agende cafés com recrutadores da sua área de atuação. Não tenha medo de conectar-se com desconhecidos. Se há interesses em comum, trocas de informações serão sempre bem-vindas”, conta Olivieri.

Se, hoje, a inovação está em saber lidar com tecnologia, falar outras línguas tornou-se algo básico, principalmente o inglês. Caso o profissional já tenha bom nível de fluência, é o momento de buscar outros idiomas. Atualmente é possível encontrar na internet e em aplicativos de celular alternativas mais baratas ou até mesmo gratuitas para estudar.

Mais uma forma de se destacar é não deixar a energia cair, mostrando força de vontade para trabalhar. Isso pode ser difícil diante da realidade de concorrência de vagas, mas existem estratégias para direcionar melhor o esforço e obter maiores chances, conforme orienta a gestora de educação Flávia Teixeira.

“Antes de se candidatar, analise se o seu perfil é compatível com a empresa e a função que será desempenhada. No desespero, as pessoas acabam disparando currículos para oportunidades em que não se encaixam. Resultado? Retornos negativos ou experiências desastrosas.”

Onde buscar vagas | Na capital paulista

  • Contrata SP, evento da Prefeitura de SP que ocorre periodicamente reunindo empresas e trabalhadores. Mais informações no site cate.prefeitura.sp.gov.br

Confira os endereços dos CATeS

Centro/Sul

  • Cate Central - av. Rio Branco, 252
  • Cate Interlagos - av. Interlagos, 6.122
  • Cate Jabaquara - av. Eng. Armando de Arruda Pereira, 2.314
  • Cate Cidade Ademar - av. Yervant Kissajikian, 416
  • Cate Parelheiros - estr. Ecoturística de Parelheiros, 5.252
  • Cate Campo Limpo - r. Nossa Senhora do Bom Conselho, 65

Zona noroeste

  • Cate Lapa - r. Guaicurus, 1.000
  • Cate Pirituba - av. Dr. Felipe Pinel, 12
  • Cate Perus - r. Ylídio Figueiredo, 349
  • Cate Jaraguá - estr. de Taipas, 990

Zona leste

  • Cate Cidade Tiradentes - r. Milagre dos Peixes, 357
  • Cate Itaquera - r. Augusto Carlos Bauman, 851
  • Cate São Miguel Paulista - r. Dona Ana Flora Pinheiro de Souza, 76
  • Cate Itaim Paulista - av. Marechal Tito, 3.012
  • Cate Penha - r. Candapuí, 492

Fontes: FCDL( Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas) de São Paulo; Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso;  Marcelo Olivieri, especialista em recrutamento e diretor da Trend Recruitment

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.