A declaração do Imposto de Renda referente aos ganhos de 2019 poderá a partir de segunda-feira (2). O prazo termina no dia 30 de abril.
Quem, em 2019, ganhou acima de R$ 28.559,70 em rendimentos tributáveis (salário, aposentadoria, pensão por morte ou alimentícia, aluguéis etc.) deve baixar o programa no site da Receita Federal e enviar a declaração.
Aposentados e pensionistas obrigados a declarar devem usar o extrato de rendimentos do INSS referente a 2019 para preencher o IR.
O documento é fundamental pois reúne todos os valores recebidos da Previdência pelo segurado no ano-base. Declarar valores diferentes da fonte pagadora é um dos motivos que mais levam à malha fina do IR.
Há diferentes formas de conseguir o informe de rendimentos, sendo que a consulta pela internet é a mais aconselhada pelo INSS.
Para obter o informe pela internet, basta acessar o portal Meu INSS (meu.inss.gov.br) e fazer o login com os dados pessoais (CPF e senha cadastrada).
O contribuinte deve acessar "Serviços em Detaque” e, depois, clicar em “Extrato do Imposto de Renda”. Basta clicar e informar o ano ao qual o informe de rendimentos se refere. Depois, o aposentado deve selecionar nome e número. O demonstrativo é gerado na hora.
O documento também pode ser acessado no aplicativo do Meu INSS disponível para smartphones Android e iOS. Há ainda a possibilidade de retir-lo nas agências do INSS, porém é necessário fazer agendamento pelo telefone 135. A central funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h.
Extrato de rendimentos do INSS | Como emitir
- Entre na plataforma Meu INSS (meu.inss.gov.br) e faça login com seu CPF e senha. Caso não tenha cadastro, informe os dados e inclua uma senha de nove dígitos
- Ao entrar no sistema, vá em "Serviços em Destaque" e clique em “Extrato de Imposto de Renda”, que tem a figura de um leão
- No campo "Ano Calendário", selecione "2019" e, depois, clique em cima do número e nome do beneficiário
- Consulte o documento na tela do computador ou clique em "Baixar PDF" guardar o arquivo digital ou imprimir o demonstrativo
Fontes: INSS, Receita Federal e reportagem
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.