Descrição de chapéu Imposto de Renda

700.221 contribuintes caíram na malha fina do IR; veja o que fazer

Receita abriu nesta segunda (9) o último lote de restituições; quem não entrou deve corrigir pendências

São Paulo

A Receita Federal abriu na manhã desta segunda-feira (9) a consulta ao último lote de restituições do Imposto de Renda Pessoa Física 2019, que também contempla restituições que saíram das malhas finas dos exercícios de 2008 a 2018 . O crédito bancário para 320.606 contribuintes será realizado no dia 16 de dezembro, totalizando o valor de R$ 700 milhões. 

O governo informou que 700.221 declarações estão na malha fina, por conta de inconsistências nas informações prestadas. Do total, quase 250 mil são por conta de omissão de rendimento do titular ou de seus dependentes. A Receita  concluiu o processamento das declarações do IR deste ano. Essa quantidade corresponde a 2,13% do total de 32.931.145 declarações entregues.

Segundo o órgão, desse total de declarações retidas em malha, 74,9% apresentam imposto a restituir; 22,4% apresentam imposto a pagar e 2,7% apresentam saldo zero.

O que mais levou à malha fina

  • .Omissão de rendimentos do titular ou seus dependentes: 35,6% das declarações
  • . Despesas médicas: 25,1% das declarações com esta ocorrência
  • . Divergências entre o IRRF informado na declaração e o informado em DIRF: 23,5% 
  • . Dedução de previdência oficial ou privada, dependentes, pensão alimentícia e outras: 12,5%
  • Segundo a Receita, uma declaração pode estar retida em malha por uma ou mais razões

O que fazer se caiu na malha fina

Para saber se a declaração está na malha fina, os contribuintes devem acessar o Extrato de Processamento da DIRPF no site da Receita Federal. O acesso é feito pelo Portal eCAC, que é o centro de atendimento virtual do órgão.

Para consultar a declaração, é necessário utilizar o código de acesso gerado na própria página da Receita Federal. Na primeira vez, será preciso criar uma senha e informar os números dos recibos das duas últimas declaraçao.

Ao acessar o extrato, é importante prestar atenção na seção "Pendências de malha". É nessa seção que o contribuinte pode identificar se a declaração está retida em malha fiscal, ou se há alguma outra pendência que possa ser regularizada por ele mesmo.

Caso a declaração tenha erros, a correção é simples. É preciso entrar no programa que está no computador, tablet ou celular, usado anteriormente para fazer o IR de 2019, e clicar no documento enviado à Receita. Na ficha de identificação do contribuinte, é preciso indicar “Declaração Retificadora”.

Se, ao abrir o programa, aparecer alguma mensagem de que há uma nova versão disponível, é preciso fazer a atualização. Para isso, basta clicar em “Atualizar”. O programa será fechado e aberto novamente.

Se não houver erro na declaração apresentada e o contribuinte tiver todos os documentos comprobatórios, ele também pode optar por aguardar intimação ou aguardar a Receita abrir o agendamento pela internet para marcar uma data e local para apresentar os documentos e antecipar a análise de sua declaração pela Receita Federal.

 
Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.