Atento é denunciada por trabalhar com todos os funcionários e sem álcool em gel

Com pandemia do coronavírus, funcionários da empresa pediram ajuda ao sindicato. MPT vai investigar denúncias

São Paulo

Trabalhadores do setor de telemarketing da Atento, multinacional de contact center, denunciaram, nesta sexta-feira (20), ao Sintetel (Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações do Estado de São Paulo) que estão sendo obrigados a trabalhar sem nenhum tipo de medida preventiva por parte da empresa em relação ao coronavírus.

Segundo o sindicato, funcionários relataram que não houve diminuição das equipes e que os locais estão funcionando com a capacidade máxima, sem qualquer medida para manter as pessoas afastadas umas das outras, incluindo trabalhadores idosos e grávidas. Além disso, eles informaram que não foram disponibilizadas máscaras ou álcool em gel nos edifícios da empresa e que não receberam informações sobre os procedimentos de prevenção ao COVID-19.

0
São Paulo SP 25 04 2019: Central de atendimento eletrônico do serviço 156, da Prefeitura de São Paulo, na Mooca, zona leste; local funciona de domingo a domingo. (Foto: Jorge Araújo/Folhapress) - Folhapress

Os trabalhadores afirmaram ainda ao Sintetel que reivindicaram à Atento a possibilidade da criação de escalas de trabalho, para evitar a propagação do vírus e aglomerações, porém a empresa teria negado a iniciativa e mantido a capacidade total de funcionários.

Mauro Cava de Britto, vice - presidente do Sintetel, afirmou à reportagem do Agora que o sindicato entrou em contato com Atento para que soluções sejam tomadas pela empresa o mais rápidos possível.

“Pedimos que a empresa trabalhe com capacidade reduzida, permita o home office e afaste os funcionários idosos e as grávidas, assim como outras empresas de telemarketing já estão fazendo. Essa é uma situação atípica e é importante que as empresas deem retaguarda aos seus funcionários. Conversamos com a Atento, que afirmou que preparará um plano de redução de 50% da capacidade de seus edifícios."

A Atento informou, em nota, que “busca garantir um lugar seguro para seus funcionários, prevenir a propagação do COVID-19, além de salvaguardar a estabilidade dos serviços de acordo com as medidas de segurança e saúde recomendadas pela OMS (Organização Mundial da Saúde e do Ministério da Saúde)."

A empresa disse ainda que seus colaboradores estão recebendo orientações de prevenção, bem como procedimentos no caso de suspeita da doença, além de priorizar atuação em home office e o afastamento remunerado de colaboradores acima de 60 anos e gestantes. A Atento afirma que está disponibilizando álcool em gel em áreas comuns.

Por meio de sua assessoria de imprensa, o Ministério Público do Trabalho afirmou que recebeu as denuncias relacionadas ao COVID- 19 e a Atento e que fará investigações dos casos.

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.