Votação da reforma da Previdência de SP tem confusão e quebra-quebra; veja vídeos

Tropa de choque e manifestantes entraram em confronto na Alesp, onde acontece discussão em segundo turno da PEC

Manifestantes e a Tropa de Choque da PM entraram em confronto após servidores tentarem invadir o plenário da Assembleia da Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo), nesta terça-feira (3), para acompanhar a votação da reforma da Previdência de São Paulo.

Os servidores estaduais, que protestavam contra as mudanças propostas pela gestão João Doria (PSDB), ocuparam o corredor que dá acesso à entrada para a galeria do plenário, onde o público acompanha as sessões. Houve empurra-empurra e gritos de "invade" e "abre".

Manifestantes quebram objetos na tentativa de acompanhar a votação da Reforma da Previdência de SP na Assembléia Legislativa. - Laisa Dall’agnol/Folhapress

A Tropa de Choque foi chamada. Eles tentaram dispersar os manifestantes usando spray de pimenta, mas um grupo entrou em confronto com os policiais, causando uma confusão generalizada. Biombos, hidrantes e cadeiras foram quebrados. Mais cedo, uma porta já havia sido quebrada pelos manifestantes.

 
Por volta das 11h30, a Tropa de choque usou bombas de gás e tiros de bala de borracha para dispersar os manifestantes que estavam do lado de fora da Alesp. 

​Deputados da oposição pediam a suspensão da sessão após a confusão.

Sessão extraordinária

O horário da sessão, anunciado na segunda-feira (2), provocou indignação de deputados e servidores. A expectativa era de que o expediente começasse apenas à tarde ou à noite, como ocorre normalmente.

Parlamentares ouvidos pelo Agora disseram que a decisão sobre as extraordinárias do dia ocorre no colégio de líderes, realizado às terças-feiras. Segundo eles, como já havia sido deliberado antes do Carnaval que a votação ocorreria nesta terça, a discussão pelas lideranças não é necessária.

Em nota, a Comunicação da Alesp afirmou que, de acordo com o regimento interno da Casa, é prerrogativa do presidente convocar sessões extraordinárias, o que foi feito "publicamente em plenário na tarde de segunda-feira (2)".

"O presidente Cauê Macris informa que não houve qualquer antecipação da votação do segundo turno da reforma da Previdência paulista, uma vez que a sessão extraordinária sequer havia sido marcada. As portas da Assembleia Legislativa estarão abertas normalmente – como sempre ocorreu – para receber o público que queira acompanhar a sessão, convocada para esta terça-feira às 9h15."

Veja vídeos da confusão

​alários

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.