Descrição de chapéu INSS

Auxiliar de enfermagem tenta receber aposentadoria do INSS há um ano

Leitora diz que pedido de benefício por tempo de contribuição está em análise

São Paulo

A auxiliar de enfermagem Rosangela Aparecida Costa, 58 anos, diz que espera, há um ano, pela aposentadoria por tempo de contribuição do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Ela se queixa de que a única resposta que teve, até agora, foi a de que seu benefício encontra-se em análise.

Rosangela explica que o tempo indicado no aplicativo Meu INSS é menor do que o total que ela contribuiu, o que inclui diversos períodos de insalubridade.

“Constam 29 anos, dez meses e alguns dias. Mas trabalhei cerca de nove anos em hospitais, nos quais recebia insalubridade. Pelas minhas contas, já daria com certeza mais do que o mínimo de 30 anos exigidos.”

Rosangela Aparecida Costa, 58 anos, espera que INSS reconheça o tempo especial  - Arquivo Pessoal

A auxiliar de enfermagem diz que, em setembro do ano passado, foi chamada pelo INSS para cumprir exigência e que concluiu o procedimento, enviando todos os documentos solicitados.

“Tudo o que me pediram eu apresentei. O último retorno que tenho, acompanhando meu processo pelo Meu INSS, é de abril deste ano e diz que deverá ser realizado procedimento para novo cadastramento.”

Quando há esse comunicado, geralmente é porque ainda resta pendente um cumprimento de exigência. A leitora diz que, no entanto, não recebeu nenhuma orientação.

Rosangela, que contribui como autônoma desde 2017, explica que tem urgência em receber o benefício por causa de problemas graves de saúde.

“Sou hipertensa e diabética e, até hoje, continuo pagando o INSS. Quanto tempo mais eles precisarão para resolver o meu caso? Já poderiam ter analisado tudo, e eu já poderia estar recebendo o que é meu por direito”, diz Rosângela.

INSS informa que há exigências pendentes

Em nota, o INSS diz que o pedido de aposentadoria da leitora Rosangela Aparecida Costa foi analisado pelo órgão, que concluiu haver necessidade de cumprimento de algumas exigências.

“Para isso, o INSS enviou mensagem para o email cadastrado no processo, informando os documentos que precisam ser apresentados pela senhora Rosangela.”

Os documentos solicitados podem ser digitalizados e anexados ao processo pela internet, no Meu INSS, pelo site https://gov.br/meuinss.

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.