Segurados com dificuldades em marcar a perícia inicial ou prorrogar o seu auxílio-doença podem ligar para o INSS e garantir o atendimento enquanto as agências estão fechadas. O serviço está disponível, exclusivamente, pela Central 135 e, segundo o instituto, é um "ajuste técnico" e um " filtro prévio antes da criação da demanda".
O segurado que não consegue agendar a perícia por causa de algum dado errado em seu cadastro, como endereço ou nome da mãe incorretos, deve ligar para o 135 e pedir pelo serviço "acertos para marcação de perícia médica".
Após finalizar os ajustes solicitados pelo segurado, o servidor do INSS tem que comunicar ao trabalhador que o problema foi resolvido e que ele pode agendar a perícia médica pelo Meu INSS.
De acordo com a Portaria n° 104, publicada nesta segunda-feira (20), o serviço "foi criado para possibilitar o ajuste de críticas sistêmicas ou cadastrais que impeçam a marcação de perícia inicial e de prorrogação em benefícios por incapacidade, visando garantir assim possibilitar o atendimento dos segurados".
Desde o dia 10 de abril, os segurados do INSS que precisam pedir o auxílio-doença podem enviar o atestado do seu médico pelo aplicativo para celular Meu INSS ou pelo site meu.inss.gov.br. Confira mais abaixo o passo a passo.
A análise do atestado sem que o candidato ao benefício precise ir a um posto de atendimento é uma das medidas adotadas pelo INSS durante a pandemia do novo coronavírus.
Outra medida já adotada permite a antecipação de um salário mínimo (R$ 1.045, neste ano), por três meses, para segurados que solicitarem o auxílio-doença. Estes segurados serão submetidos à perícia médica após a quarentena, para a conversão ou não em concessão definitiva do auxílio-doença.
O adiantamento dos valores e a liberação da perícia presencial foram adotados porque as agências estão fechadas, pelo menos, até 30 de abril, para evitar o contágio do vírus.
Chamada de perícia indireta, o atestado médico tem que ser enviado pelo segurado por meio do Meu INSS e deve conter assinatura do médico, estar legível e sem rasuras e indicar o período necessário de afastamento do trabalhador.
Um perito médico irá fazer a análise do documento, da incapacidade e do período de afastamento.
O beneficiário poderá pedir a prorrogação da antecipação do auxílio-doença, com base no prazo de afastamento da atividade informado no atestado médico apresentado inicialmente ou mediante envio de novo atestado médico. No entanto, o prazo total não poderá ultrapassar os três meses.
Auxílio-doença | Entenda o benefício
- O auxílio-doença é um benefício pago para o profissional que fica temporariamente incapacitado para o trabalho
- O auxílio é liberado para quem tem a qualidade de segurado do INSS, que significa estar sob a proteção da Previdência Social
- A qualidade de segurado é mantida até mesmo por quem está desempregado, por um período que pode chegar a três anos sem fazer pagamentos, dependendo do caso
Como pedir
- Durante a quarentena por causa do novo coronavírus, com as agências do INSS fechadas, o trabalhador doente deve solicitar o auxílio-doença pelo site meu.inss.gov.br
- Pelo sistema, o trabalhador deve enviar seu atestado médico, que comprove a incapacidade para o trabalho
- Quem decide o tipo de benefício a ser liberado é o perito do INSS
VEJA COMO SER ATENDIDO PELA INTERNET
- O portal Meu INSS está disponível no site meu.inss.gov.br ou por aplicativo para Android e IOS
- O acesso é feito por meio do Login Único do Governo Federal
- Caso já tenha uma senha, clique em “Entrar”
Se não tem senha
- Escolha a opção para cadastrar uma senha
- Digite seu CPF, nome completo, telefone e e-mail no formulário
- Clique em “Eu não sou um robô” e aceite os termos de uso
- Responda as perguntas corretamente
CONFIRA O PASSO A PASSO PARA ENVIAR ATESTADO
- Acesse o Meu INSS (gov.br/meuinss ou use o aplicativo para celular) e selecione a opção “Agendar Perícia”
- Preencha seus dados, clique em “Não sou um robô” e em “Continuar”. Se tiver feito login, essa tela não aparece, dispensando o preenchimento
- Se já tiver feito login, selecione a opção “Perícia Inicial” e, em seguida, clique em “Selecionar”
- Na pergunta “Você possui atestado médico”, selecione “SIM” e clique em “Continuar”
- Preencha as informações pedidas e clique em “Avançar”
- Em “Anexos”, clique no sinal + para inserir o atestado. Também vai ser pedido, com o atestado, para anexar um documento de identificação. É possível, por exemplo, tirar uma foto pelo celular e enviar. Na tela que se abre, clique em “Anexar”
- Selecione o atestado médico que você quer anexar, clique em “Abrir” e, em seguida, em “Enviar”
- Depois, selecione a agência do INSS desejada e clique em
- Selecione o local em que deseja receber o pagamento do benefício
- Marque a opção “Declaro que li e concordo com as informações acima” e clique em “Avançar”
- Requerimento realizado. Se desejar, clique em “Gerar Comprovante” para que salvá-lo em seu computador ou celular
Fonte: INSS
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