É possível solicitar o auxílio emergencial até o dia 2 de julho.
Independentemente do dia em que o pedido for aprovado, quem tiver direito ao benefício irá receber as três parcelas de R$ 600 ou de R$ 1.200 (no caso de mães chefes de família), cada uma com validade de 90 dias para o saque.
Para quem não está no Bolsa Família ou no CadÚnico, é preciso acessar o site ou aplicativo do auxílio emergencial:
- Aplicativo: CAIXA | Auxílio Emergencial
- Site: auxilio.caixa.gov.br
- Clique em “Realize sua solicitação”
- O site vai informar todos os requisitos necessários para receber o auxílio emergencial. Leia com atenção para ter certeza de que se encaixa nas condições
- Clique para marcar em “Declaro que li e tenho ciência que me enquadro na condições acima” e “Autorizo o acesso e uso dos meus dados para validar as informações acima”
- Depois, vá em “Tenho os requisitos, quero continuar”
- Na próxima tela, informe seus dados corretamente
- Ao terminar de preencher, clique em “Não sou um robô” e, depois, no botão laranja “Continuar“.
- Agora, é preciso informar um número de celular. É por ele que o trabalhador vai receber um código de verificação, enviado por mensagem de texto (SMS)
- Quando receber o código via SMS, insira-o no campo “Código Recebido”
- Preencha a página, informando corretamente sua renda, atividade profissional, estado (UF) e cidade;
- Em seguida, inclua as informações sobre os integrantes da família que moram com você
- Informe os dados bancários
- A última tela vai mostrar todo o cadastro preenchido. Revise com atenção.
- Se estiver tudo correto, clique em “Li e concordo” e, depois, envie os dados
Como consultar o pedido
- Acesse https://consultaauxilio.dataprev.gov.br
- Informe número do CPF, nome completo, nome completo da mãe do trabalhador e a data de nascimento, nos campos indicados
- Clique em “Não sou um robô”
- Clique em “Enviar”
- O site vai informar se é a 1ª ou a 2ª análise do pedido do trabalhador e as etapas até a conclusão do processo
Entenda o que aparece na tela
Data de requerimento - é o dia em que o trabalhador fez pedido pelo site ou aplicativo da Caixa
Processamento - etapa em que a Dataprev confere se as informações passadas pelo trabalhador batem com a base de dados do governo federal
Resultado do processamento - quando a análise termina, a Dataprev informa nesta etapa sua conclusão: aprovado ou não aprovado
O motivo da reprovação do benefício é assinalado com um “X” vermelho no lado direito da tela
Envio para a Caixa - se o pedido está aprovado, a Dataprev informa a data de liberação do cadastro para a Caixa fazer o pagamento do auxílio e o valor do benefício
Data da consulta - é o dia que o trabalhador estiver acessando o site
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.