Descrição de chapéu Defesa do Cidadão

Paciente espera por cirurgia no joelho

A autônoma relata que sente fortes dores e aguarda, desde novembro, um encaminhamento da rede municipal de saúde

São Paulo

A autônoma Rosária Lourdes da Silva, 55 anos, do Jardim Japão (zona norte), conta que sente fortes dores no joelho direito e que, desde novembro do ano passado, tenta um agendamento de uma consulta para fazer a cirurgia, mas não consegue um encaminhamento na rede municipal de saúde.

A leitora Rosária Lourdes da Silva espera cirurgia para o joelho - Arquivo pessoal

Rosária relata que, todas as vezes que passa em consulta com um ortopedista na UBS (Unidade Básica de Saúde) Vila Maria, eles receitam apenas remédios, o que não resolve a situação de dores da leitora.

“Para se ter ideia, nunca sequer pediram uma chapa para ver o que realmente tenho. Preciso de um tratamento urgentemente ou fazer uma cirurgia. Tenho medo de não poder mais andar”, afirma.

A autônoma afirma que já esteve em dois prontos-socorros neste período.
A leitora conta que, de tanto insistir na UBS da Vila Maria, conseguiu trocar sua guia para passar com um ortopedista. No entanto, disseram que, por causa da pandemia, não conseguirão marcar uma consulta tão cedo.

“Meu joelho está muito inchado. Não estou conseguindo andar direito. Não sei mais a quem recorrer, será que mesmo sendo um caso de emergência eles não podem me atender? Peço a intervenção do Defesa do Cidadão”, afirma ela.

Secretaria de Saúde agenda atendimento

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa, em nota, que foi realizado agendamento para a paciente no dia 22 de maio, às 12h, no Hospital Municipal Dr. Carmino Caricchio.

Em novo contato com o Agora, a leitora confirmou a informação. “Finalmente marcaram a consulta, graças à intervenção do Defesa do Cidadão. Irei no dia agendado. Espero que dê tudo certo”, afirmou.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.