Descrição de chapéu Defesa do Cidadão

Banco fecha conta sem aviso prévio, diz cliente

Autônomo afirma que conta-corrente tinha saldo positivo e solicita a reativação

São Paulo

O autônomo Martiniano de Souza Silva Junior, 38 anos, de Goiânia (GO), conta que o Santander encerrou sua conta-corrente sem autorização.

O leitor relata que o banco se recusa a lhe prestar atendimento e a reativar a conta. “Eles a encerraram com saldo positivo e mandaram um email informando que foi encerrada por desinteresse comercial.”

Martiniano de Souza Silva Junior reclama de atendimento do Santander - Arquivo pessoal

Ele diz que apenas descobriu que a conta havia sido desativada quando tentou acessá-la e não conseguiu. “Na hora fiquei apreensivo, mas imaginei que fosse apenas um erro do sistema. Então, entrei em contato com a central de atendimento do Santander para saber o que estava ocorrendo e disseram que eu não tinha mais a conta”, queixa-se o leitor à reportagem.

Silva Junior diz que não foi comunicado previamente, com 30 dias de antecedência.

“De acordo com o CDC (Código de Defesa do Consumidor), o fornecedor não pode se recusar a prestar o serviço ou a vender o produto a qualquer consumidor que se disponibilizar a pagá-los, desde que tenha os produtos em estoque ou esteja habilitado a prestar o serviço”, afirma ao Agora.

O leitor conta que precisa da reativação da conta-corrente e que registrou diversas reclamações na central de atendimento do Santander, mas afirma que, até o momento, a situação ainda não foi resolvida.

“Meus clientes utilizam essa conta para fazer depósitos. Não sei mais a quem recorrer. Por isso peço a intervenção do Defesa do Cidadão para que o caso seja solucionado de maneira definitiva”, afirma Silva Junior.

Santander reativa o serviço

O Santander informa, por meio de nota de sua assessoria de imprensa, que a conta está ativa e entrou em contato com Martiniano de Souza e esclareceu os fatos.

O banco afirma ainda estar à disposição do leitor para prestar quaisquer outros esclarecimentos.

Em novo contato com o Agora, o leitor confirmou a ligação do banco. “Ligaram e disseram que reativariam a conta. Estou tentando acessá-la. Vou falar com o banco novamente”, disse Silva Junior.

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