Descrição de chapéu INSS

Aposentado tenta receber revisão há quase dois anos

Leitor diz que inclusão de tempo especial lhe daria aumento de 30% no benefício

São Paulo

O aposentado Antonio Roberto de Oliveira, 67 anos, espera uma resposta sobre o pedido de revisão protocolado há quase dois anos.

Ele diz que se aposentou por idade em junho de 2018 e que, em dezembro do mesmo ano, fez a solicitação ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

“Aposentei-me com 65 anos de idade, combinados com o tempo de contribuição. No pedido de revisão, enviei toda a documentação necessária, comprovando um período de insalubridade que não havia sido contabilizado na época.”

O aposentado Antonio Roberto de Oliveira, 67 anos, se queixa da demora em ter uma resposta: “Já se vão dois anos e ainda continua parado, em análise” - Arquivo pessoal

Oliveira diz que foram considerados apenas 21 anos e quatro meses de contribuições, sendo que, com o PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário), ele tem 27 anos e seis meses.

O PPP é o formulário que comprova a atividade especial. Ele deve ser preenchido pela empresa com informações sobre o empregado, como, por exemplo, a função que exerce e o agente nocivo ao qual está exposto. Com ele, o trabalhador tem direito a um bônus no tempo de contribuição.

Sobre a aposentadoria por idade, até a reforma da Previdência, em 13 de novembro de 2019, tinha direito ao benefício o segurado que comprovasse o mínimo de 15 anos de pagamentos ao INSS, além de 60 anos de idade (mulheres) e 65 anos de idade (homens).

O cálculo do benefício depende do valor pago ao INSS, mas também aumenta conforme os anos de contribuição.

Segundo o leitor, se o tempo extra for contado no seu pedido de revisã , ele terá direito de receber 30% mais de aposentadoria.

“Já estou perto de completar dois anos do pedido e ainda continua em análise, não sei mais o que fazer.”

INSS enviou pedido à área de análises

Em resposta, o INSS esclarece que o pedido de revisão foi encaminhado à área técnica do órgão, que está analisando o caso.

“O senhor Antonio pode acompanhar seu pedido pelos canais remotos”, diz o INSS.

As consultas podem ser feitas pela internet, por meio do aplicativo ou site Meu INSS (https://gov.br/meuinss) ou por telefone, pelo 135. A centra de atendimento telefônico funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h. As ligações feitas a partir de telefone fixo são gratuitas.

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