Descrição de chapéu Defesa do Cidadão

Leitora reclama da falta de insumos contra diabetes em UBS de Diadema

Dona de casa diz que está difícil retirar materias na rede pública de saúde

São Paulo

A dona de casa Maria dos Anjos Oliveira Vasconcelos, 64 anos, de Diadema (Grande SP), conta que seu pai, José Antonio Neto, 88 anos, é diabético e está tendo dificuldade de retirar material para medição da glicemia na UBS (Unidade Básica de Saúde) ABC, onde os pais dela são pacientes.

“Moro com os meus pais. Minha mãe tem 87 anos e meu pai, 88. Ou seja, todos nós somos do grupo de risco. Meu pai é diabético desde os 40 anos, doença que o deixou cego, meio surdo e com demência”, diz.
“Meu pai recebe insulina e insumos como tiras para fazer o destro, que é um exame realizado pelos diabéticos para saber se precisam tomar insulina no dia.”

Maria dos Anjos Oliveira Vasconcelos, 40, não conseguiu retirar o material para o pai neste mês - Arquivo pessoal

Maria dos Anjos relata que, na UBS ABC, para ter acesso a insulina e insumos em geral, o paciente ou parente deve participar de um grupo. “Na verdade, esse grupo é pegar uma fila e entrar em uma sala para ficar esperando pela entrega dos insumos”, afirma.

“Infelizmente, não consegui ir, pois estava doente e meus pais sem condições de ir, pois os dois têm dificuldade de locomoção.

A dona de casa afirma que, neste mês, seu irmão foi até UBS solicitar as fitas de exame de destro, mas recebeu a informação que deveria retornar apenas no próximo mês. “Trata-se de um desrespeito à dignidade humana. As tiras não estavam em falta, mas não nos forneceram porque eu teria que ter ido na data marcada, quando estava doente”, diz.

“Sou idosa também e meu irmão mais novo estava trabalhando. A enfermeira disse que é a regra, mas estamos em pandemia.”

Prefeitura entrega material

A Prefeitura de Diadema informa, por meio de nota, que o responsável pelo paciente compareceu à UBS (Unidade Básica de Saúde) ABC em 28 de setembro para retirar a medicação e os insumos necessários. A prefeitura esclarece que a UBS realiza mensalmente o grupo de diabético insulino dependente com o objetivo de prestar assistência individualizada, avaliando cada caso de maneira integral. Devido à pandemia, o grupo está sendo realizado de maneira escalonada para evitar aglomerações.

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.