Veja como funciona leilão de carro e que cuidados tomar

Interessado pode visitar pátio com mecânico para verificar estado do veículo leiloado

São Paulo

Os leilões de veículos podem ser uma ótima oportunidade para comprar um carro próprio com valor abaixo do mercado ou mesmo para investir e lucrar com a venda depois.

Mas, como em todo leilão, os interessados só devem pensar em dar um lance quando reúnem o máximo de informações possíveis sobre tudo que envolve o bem leiloado.

Na prática, é preciso antes entender as regras e condições descritas no edital e calcular os custos adicionais. O risco é achar que está comprando um carro muito abaixo do valor de mercado e acabar pagando até mais do que ele vale.

Veículos que iriam a leilão em pátio da CET, em São Paulo, em 2016
Veículos que iriam a leilão em pátio da CET, em São Paulo, em 2016 - Robson Ventura - 5.jul.16/Folhapress

É no edital que estão as informações sobre o funcionamento de cada leilão, o leiloeiro responsável e a forma de pagamento. Também é lá que constam informações como o endereço do pátio onde está o veículo.

Os automóveis podem ser leiloados por instituições diferentes. Seguradoras, por exemplo, costumam leiloar carros que tiveram algum sinistro. Já os bancos leiloam veículos de financiamento não pagos.

Em todos os casos, o leilão é feito com a intermediação de um leiloeiro registrado na Junta Comercial do estado, e eventuais reparos são de responsabilidade do arrematante.

Há também os leilões de órgãos públicos de trânsito, como o DER (Departamento de Estradas de Rodagem) e o Detran-SP (Departamento de Trânsito de SP). Nesses casos, os veículos foram apreendidos, por exemplo, por falta de quitação do licenciamento ou após apreensão em blitz da Lei Seca. Se o proprietário não buscá-los dentro de 60 dias, eles vão a leilão.

O interessado, portanto, deve ter em mente que os veículos dos leilões de órgãos de trânsito ficam parados por ao menos dois meses antes de irem a leilão.

“Quem vai comprar esse veículo tem que ter a noção de que não é uma loja de carro usado. Não vai ter carro limpo, encerado”, diz Cassiano Ávila, diretor de educação e fiscalização de trânsito do Detran.

Mesmo assim, é possível agendar uma visita no pátio para checar o veículo, embora a pandemia tenha limitado a visitação durante o ano. As informações sobre o pátio devem constar no edital, e um mecânico também pode acompanhar o interessado para olhar as condições internas do automóvel.

O Detran-SP só aceita pagamentos à vista, mas estuda aceitar parcelamento, segundo Ávila. Nos leilões do órgão, aliás, os débitos anteriores à compra são por conta do Detran, como IPVA atrasado.

Resta ao consumidor pagar a comissão do leiloeiro, de 5% do valor total, o licenciamento do ano e a taxa de transferência do documento do veículo.

Detran-SP planeja ofertar veículos no próprio site

O Detran-SP tem um projeto-piloto para mostrar as ofertas de veículos leiloados no site do órgão, com mecanismo de busca e filtragem. No formato atual, o interessado só consegue ver as ofertas acessando os sites dos leiloeiros.

A ideia, ainda a ser implantada, é uma medida para diminuir fraudes, segundo Cassiano Ávila, diretor de educação e fiscalização de trânsito do Detran, porque os lotes poderiam ser verificados no site do órgão de trânsito.

Durante a pandemia, sites falsos de leilões se aproveitaram do uso massivo da internet e da impossibilidade, por exemplo, de checar o veículo presencialmente, para aplicar golpes.​

*

Veículos | Saiba aproveitar a oportunidade

  • Quem busca comprar carro, moto ou, até mesmo, caminhão pode aproveitar os leilões do Detran
  • Os valores são mais em conta, mas é preciso fazer os cálculos par não ficar no prejuízo

Conheça os editais

  • No site do Detran, procure pelo quadro “Destaques”, onde haverá a página “Leilões”
  • Nela, há uma lista com os editais disponíveis, onde estão os links para os sites dos leiloeiros oficiais e cadastrados no Detran
  • Há estarão os responsáveis, data de realização dos leilões, cidade onde fica o pátio com os veículos daquele lote leiloado e, principalmente, as regras e informações sobre a negociação

Para obter mais informações

  • Ao clicar para mais informações, o interessado é direcionado ao site oficial do leiloeiro responsável
  • Este site deve conter os veículos do lote leiloado e informações sobre como participar do leilão e dar um lance

Como saber onde ir?

  • O endereço do pátio onde estão os veículos do lote consta no edital, assim como o contato para agendar uma visita
  • Durante a pandemia, pode haver limitação das visitas


Fazer a inspeção do veículo é indicado

  • É possível levar um mecânico para inspecionar o veículo, mas as condições do automóvel podem impossibilitar a averiguação de algumas informações
  • O carro pode estar com a bateria esgotada, por exemplo, porque fica pelo menos 60 dias no pátio antes de ir a leilão

Consumidor deve fazer contas para não se dar mal

  • O carro ou moto não vai custar apenas o valor do lance
  • Além dos 5% a mais pela comissão do leiloeiro, é necessário pagar pelo licenciamento do veículo daquele ano
  • Também existe uma taxa de transferência do documento, além do custo dos consertos necessários

Dívidas

  • O Detran-SP arca com débitos de IPVA anteriores
  • Eventual financiamento do veículo não é transferido para o novo proprietário

Como é o pagamento

  • O Detran-SP só oferta veículos para pagamento à vista, e o arrematante tem cinco dias para pagar
  • O pagamento parcelado, com financiamento, está em estudo
  • Após o pagamento, o arrematante recebe a Nota de Venda e pode retirar o veículo do pátio para efetivar a transferência. Não se paga taxa para retirada do veículo.

Vistoria

  • Dependendo do estado do carro, será preciso fazer uma vistoria para que ele seja autorizado a circular novamente

Fonte: Cassiano Ávila, diretor de educação e fiscalização de trânsito do Detran-SP

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.