Descrição de chapéu INSS Previdência

Saiba bloquear descontos no benefício pelo Meu INSS

Aposentado desatento pode sofrer débitos todos os meses por até três anos

São Paulo

Descontos de mensalidades de associações e sindicatos em benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) passaram a contar com regras que permitem o bloqueio pelo aposentado ou pensionista no final do ano passado.

O procedimento para barrar esse tipo de débito pode ser realizado de forma mais precisa e segura se o beneficiário aprender como o fazer por meio do Meu INSS.

O Meu INSS é uma central de serviços para segurados da Previdência disponível na internet por meio de aplicativo ou pelo site meu.inss.gov.br.

Depois de cadastrar uma senha, o usuário da plataforma terá acesso a praticamente todas as informações sobre suas contribuições e benefícios.

Para quem já recebe uma renda paga pelo instituto, é fundamental adquirir o hábito de utilizar esse sistema para realizar a consulta ao extrato de pagamento.

É por meio desse serviço que o segurado confirmará ou descobrirá se está sofrendo débitos na sua renda devido à cobrança de mensalidades ou ao pagamento de empréstimos consignados.

Nos casos de mensalidades associativas, é possível verificar o nome da instituição que realiza os descontos e o número do contrato.

Com essas informações, o beneficiário poderá utilizar o próprio Meu INSS para realizar o bloqueio (veja os detalhes ao final do texto).

O bloqueio das mensalidades é uma das regras da Instrução Normativa 110, publicada em dezembro de 2020. Mas antes mesmo da normatização dessas cobranças, o INSS já aplicava exigências para proteger os beneficiários de descontos indevidos.

Entre as normas de segurança está a necessidade de que a associação cadastrada no INSS apresente um contrato com a autorização do beneficiário.

O aposentado ou pensionista deve ficar atento ao receber ofertas de serviços com pagamento vinculado a débitos no benefício.

A mensalidade de associação ou sindicato, uma vez autorizada e se não for bloqueada, poderá ser cobrada durante três anos antes que a entidade precise renovar o contrato.

DÉBITO NA RENDA | ENCONTRE E BLOQUEIE

  • Aposentados e pensionistas do INSS interessados em participar de associações podem pagar as mensalidades com descontos feitos diretamente no benefício

  • Mas é comum encontrar beneficiários que autorizam esse tipo de desconto sem saber exatamente o que estão contratando e, depois, se arrependem

  • Novas regras criadas para disciplinar esses débitos permitem o bloqueio das mensalidades sem precisar ir à agência, mas é preciso seguir alguns passos

Cadastre-se no Meu INSS

  • A melhor forma de acompanhar tudo o que acontece em relação às contribuições e benefícios da Previdência é fazer um cadastro no Meu INSS

  • O acesso é pelo aplicativo para celular Meu INSS ou por meio do site meu.inss.gov.br (escolha “Cadastrar Senha” e siga as instruções)

  • O cadastro é importante porque permite ao segurado verificar, sem sair de casa e sem custo, se há descontos sendo realizados no benefício

Identifique débitos

  • Ao entrar no Meu INSS, após informar a senha previamente cadastrada, o usuário encontrará diversas opções de serviços, entre as quais está o “Extrato de Pagamento”

  • A consulta permite verificar se há valores sendo descontados mensalmente do benefício para o pagamento de empréstimos ou mensalidades de associações, por exemplo

  • No caso da mensalidade de associação, além do nome da instituição, haverá a informação sobre o número do contrato

  • O número do contrato deve ser anotado ou impresso, pois será importante para seguir com bloqueio

Bloqueio

  • O caminho por meio do Meu INSS para barrar os descontos de associações é mais difícil quando comparado ao do bloqueio de empréstimos, cuja opção aparece na tela inicial do site ou aplicativo

  • Para interromper os débitos de associações, é preciso primeiro entrar em "Agendamentos/Solicitações" (é a primeira opção disponível). Depois, clicar em “Novo Requerimento”

  • O segurado deve escolher “Atualização para a Manutenção do Benefício e Outros Serviços”

  • Ainda será preciso rolar a tela até encontrar “Solicitar Exclusão de Mensalidade de Associação ou Sindicato no Benefício”

  • Os dados cadastrais podem ser atualizados, caso o sistema peça, e se as informações estiverem, de fato, desatualizadas. Depois, basta avançar

  • Na etapa seguinte, ainda será preciso informar o NB (Número do Benefício) e se há ou não procurador ou representante legal

  • O questionário ainda apresentará o nome de algumas entidades e a opção “Outras Associações/Sindicatos”

  • Finalmente, o beneficiário poderá informar o número do contrato para barrar os descontos das mensalidades

Golpe conta com ajuda do segurado

Antes mesmo das novas regras, o INSS já exigia que as associações apresentassem contratos com a assinatura do segurado para autorizar os débitos.

O problema é que, em muitos casos, o beneficiário realmente assinava a autorização, pois acreditava estar contratando um serviço de revisão da renda, o que nem sempre era verdade.

Portanto, é preciso ficar atento. Para cobrar mensalidades direto no benefício, a associação precisará pedir ao segurado:

  • Assinatura do contrato

  • Autorização do desconto na folha de pagamento

  • Documento com foto do aposentado ou pensionista

O aposentado ou pensionista não deve fornecer essas informações e autorizações caso não tenha certeza do que está contratando!

Fontes: INSS, Meu INSS e Instrução Normativa nº 110/2020

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.