Descrição de chapéu Defesa do Cidadão

Após mudança em plano, telefone fixo não funciona

Zelador diz que Vivo alterou a linha, não o avisou e sua família precisa do número

São Paulo

Francisco Carlos de Barros, 55 anos, conta que, no dia 14 de janeiro, a Vivo desligou sua linha de telefone fixo sem a sua autorização.

Barros relata que a família precisa urgentemente que a operadora reative a linha telefônica, uma vez que o número fixo está cadastrado em diversas unidades de saúde nas quais sua mãe e irmãs fazem acompanhamento médico.

“A minha mãe faz tratamento de câncer e minha irmã tem depressão. Esse telefone está registrado nas redes de hospitais e postos de saúde. A operadora não deve ter noção da dor de cabeça que estou passando por causa disso.”

O leitor Francisco Carlos de Barros reclama do atendimento da Vivo - Arquivo pessoal

Segundo o zelador, morador do Tucuruvi (zona norte), a Vivo trocou o plano de telefone sem enviar qualquer notificação prévia. “Não informaram nada. Simplesmente o serviço parou de funcionar de uma hora para outra”, afirma.

Barros conta que era assinante de um plano pré-pago. “Eu coloco R$ 10 de créditos por mês, pois essa linha é praticamente para receber ligações. No entanto, agora, estão impondo que eu aceite um plano Controle, o que é absurdo. Afinal, tenho direito adquirido. Estou cortando despesas, pois estou desempregado, mas vem a Vivo querer gerar mais gastos”, diz.

“Estou colecionando protocolos de reclamações na central de atendimento da empresa. Para se ter ideia, já tenho 20 deles anotados, além das queixas registradas na Anatel [agência reguladora] e no Procon-SP.”

Contudo, ele afirma que, até o momento, nenhuma providência foi tomada.

Operadora reativa o serviço

A Vivo informa que a fatura foi cancelada mas, por erro sistêmico, o valor permaneceu pendente. Porém, diz nota, o débito foi cancelado novamente e a empresa entrou em contato com o cliente para prestar esclarecimentos.

A companhia afirma ainda que está à disposição por meio de seu site www.vivo.com.br, da central telefônica 10315 (fixa) e *8486 (móvel), e das lojas físicas e do SMS.

Em novo contato com o Agora, o leitor confirmou que sua linha foi reativada no último dia 5.

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