Beneficiários do auxílio emergencial 2021 que já tiveram a grana depositada na conta digital não precisam esperar até a data de liberação do saque para resgatar o valor nem pegar fila nas agências da Caixa.
O valor já creditado pode ser movimentado pelo aplicativo Caixa Tem para pagamento de boletos, compras pela internet ou nas maquininhas por meio do QR Code, que é um gerador de códigos que podem ser lidos pela câmera do celular.
Outra opção é usar fintechs (empresas de tecnologia financeira) que gerem boletos e assim transferir e sacar o auxílio antes do prazo estipulado pela Caixa.
É preciso criar uma conta em uma fintech e ficar atento às possíveis taxas de transação. Depois, gerar um boleto e pagá-lo utilizando a conta do Caixa Tem. O valor pago irá para a conta da fintech, onde poderá ser resgatado. A operação tem respaldo na legislação. O Banco Central autoriza fintechs a usarem boletos para depósito em contas digitais.
Quando o saque estiver liberado pela Caixa, o beneficiário poderá usar também o Pix, com transação imediata, da conta digital para movimentar o valor sem ir a uma agência da Caixa.
Para integrantes do Bolsa Família elegíveis ao auxílio, o saque é liberado no mesmo dia do crédito, com o mesmo cartão que já utilizam para receber o benefício mensal. Quem tem o NIS com final 1 pode sacar a partir desta sexta (16).
Os recursos não sacados na conta do Bolsa Família ou nas poupanças sociais digitais e não movimentados no prazo de 120 dias retornarão para os cofres da União.
Já o beneficiário que está com o Caixa Tem bloqueado tem que ir até uma agência para regularizar a situação. As unidades da Caixa abrem das 8h às 13h e é necessário estar com documento com foto para desbloquear o aplicativo.
Ajuda Na Pandemia | Dinheiro Na Mão
- A partir desta sexta (16), integrantes do Bolsa Família elegíveis ao auxílio emergencial se juntam aos demais beneficiários para receber até R$ 375
- Para fugir das filas nas agências da Caixa e do risco de contaminação do coronavírus, e antecipar o resgate do valor, a alternativa é movimentar o valor pelo Caixa Tem
Transferência para outros bancos
- Beneficiários do Bolsa Família podem sacar e transferir o valor no mesmo dia em que ele é liberado pela Caixa
- Demais beneficiários devem aguardar a data de liberação do saque
- É possível transferir o auxílio emergencial do Caixa Tem para qualquer conta. Não há cobrança de taxa
- Acesse o Caixa Tem, por meio de senha e CPF
- Clique na opção “Transferir dinheiro”
- Escolha como deseja transferir o valor
- Selecione o banco para qual deseja transferir
- Informe a agência, sem o dígito
- Clique na seta azul para prosseguir
- Informe o número da conta, sem os zeros à esquerda e o dígito
- Agora, informe o dígito
- Informe para qual tipo de conta vai transferira grana
- Digite o CPF do titular da conta que vai receber o valor
- Informe o nome completo do titular, sem acentos
- Coloque o valor que deseja transferir
- Confira as informações e confirme
Utilizando o Pix
O beneficiário do auxílio emergencial 2021 pode usar novo sistema que permite fazer pagamentos ou transferir dinheiro para outra pessoa ou empresa em menos de dez segundos
- Acesse a opção “Pix”, no menu principal do Caixa Tem
- Cadastre uma chave, que pode ser seu CPF, seu email, seu celular ou um número aleatório gerado pelo sistema
Atenção!
O cadastro pode ser feito a qualquer momento, mas a transferência do valor só será autorizada quando chegar a data de saque da parcela
Antecipe a transferência - para quem não é do Bolsa Família
Fintechs (empresas de tecnologia financeira) possibilitam o beneficiário do auxílio emergencial transferir o valor antes da data prevista para a liberação do saque
- Abra uma conta digital em fintechs como PicPay, Mercado Pago, PagBank ou Nubank
- Acesse a opção de “gerar boleto” no aplicativo da fintech escolhida
- Informe o valor do depósito (não pode ser maior do que o saldo)
- Emita o boleto, que já vem no nome do próprio beneficiário
- Copie o código de barras
- Acesse o aplicativo Caixa Tem e vá em “realizar pagamentos”
- Pague o boleto no Caixa Tem
Fique atento!
Algumas fintechs cobram taxa pela operação
Quando procurar a Caixa
O beneficiário que está com o Caixa Tem bloqueado precisa ir a uma agência da Caixa, com documento de identidade com foto, para regularizar a situação
Na agência, será feita a devida identificação e atualização dos dados, garantindo assim a segurança do usuário
Situações que bloqueiam o aplicativo
- Troca do número do telefone celular ou o próprio aparelho utilizado para acessar o Caixa Tem
- Beneficiário esqueceu a senha do aplicativo Caixa Tem e perdeu o acesso ao e-mail cadastrado para a recuperação de senha
- Ter o CPF cadastrado em mais de uma linha em um mesmo aparelho (diversos chips de linhas pré-pagas, por exemplo)
Dúvidas
A central telefônica 111 da CAIXA funciona de segunda a sexta, das 7h às 22h
Há ainda o site https://www.caixa.gov.br/auxilio e as redes sociais:
- https://twitter.com/caixa
- https://www.facebook.com/caixa
- https://www.instagram.com/caixa
- https://www.youtube.com/user/canalcaixa
Fique atento aos horários das agências
As agências da Caixa funcionam de 8h às 13h, com prioridade no atendimento para os seguintes serviços essenciais:
- Saque sem cartão do INSS
- Prova de vida do INSS
- Seguro-Desemprego
- Bolsa Família
- Abono Salarial
- FGTS
- Solicitação do DPVAT
- Pagamento de Loteria
- Pagamento de Precatórios e Alvarás Judiciais
- Abertura de contas
- Exclusão de CCF
- Desbloqueio de cartão
Cuidado com os golpes
- Não clique em links recebidos por SMS, WhatsApp ou redes sociais para acesso a contas e valores a receber
- Mantenha o aplicativo Caixa Tem do seu celular atualizado
- Utilize somente os canais oficiais da Caixa
Fontes: Caixa Econômica Federal, Ministério da Cidadania e reportagem
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.