Os clientes da Caixa Econômica Federal têm relatado dificuldades para acessar o Caixa Tem e entrar no site e aplicativo do banco. A falha teria começado na segunda-feira (14) e, nesta quarta (16), o assunto tomou conta da internet.
Usuários afirmaram que quando tentavam acessar a conta, havia problemas de carregamento na página. Houve ainda dificuldade em realizar transações via Pix.
“Estou desde terça-feira (15) tentando entrar e o sistema está indisponível para o aplicativo internet banking. Hoje o problema continua. Atualizaram o aplicativo e, desde então, não tenho mais acesso", afirmou uma usuária em redes sociais.
Ananda Lima, 30 anos, relata ter ficado sem acesso ao benefício. Desempregada desde o começo do ano passado, ela recebe o auxílio emergencial, atualmente, no valor de R$ 375. “Se não fosse esse auxílio nem sei como seria. Mas todo mês acontece isso. E então eu tenho que ir à Caixa para eles desbloquearem o aplicativo”, diz ela.
Procurada, a Caixa informou em nota que “alguns serviços digitais apresentaram intermitências nos dias 14 e 15 de junho por problemas ligados aos seus fornecedores” e que, para evitar mais problemas aos clientes, “colocou em prática processo de contingência, a fim de mitigar os impactos percebidos e estabilizar o sistema, que voltou a operar normalmente nesta quarta-feira (16)”.
Apesar das reclamações, a Caixa informou que o Caixa Tem teve mais de 350 mil acessos nesta quarta. “Destacamos que, até as 8h30 desta quarta-feira (16), foram registrados, aproximadamente, 355 mil acessos por clientes distintos, 3.400 pagamentos de boleto e 1.900 pagamento de arrecadação (concessionárias). Reforçamos que os serviços disponibilizados pelo aplicativo estão operando dentro dos padrões de normalidade”, diz nota.
No caso do aplicativo Internet Banking Caixa, o banco estatal diz que as falhas teriam sido corrigidas e os problemas relatados podem ser pontuais. “Caso haja alguns usuários com dificuldades pontuais de acesso, sugerimos a atualização da versão do aplicativo nas lojas de aplicativos”.
A falha pode ocorrer, em alguns casos, para quem trocou de telefone ou de chip. Esses usuários podem ter o acesso bloqueado e precisar recorrer a uma agência Caixa ou lotérica para movimentar a conta ou os valores.
Para combater fraudes, a Caixa Econômica Federal informou que permite apenas o cadastro de uma conta (um número de CPF) por número de celular e a utilização de até duas contas em um único dispositivo eletrônico.
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.