Descrição de chapéu Defesa do Cidadão

Leitora não consegue retirar fraldas para a mãe

Filha afirma que Prefeitura de São Paulo não entrega item há mais de dois meses

Juca Guimarães
São Paulo

A leitora Maria de Lourdes Rodrigues, do Jardim Iva (zona leste), conta que, desde abril, vai até a UBS (Unidade Básica de Saúde) do Jardim Grimaldi (zona leste) para retirar fraldas geriátricas de tamanho médio para a sua mãe, que está doente, e volta sem o item.

Maria afirma que, durante todos os dias nos quais foi até o local, recebeu a informação dos funcionários da unidade de que não há estoque de fraldas de tamanho médio e que não existe previsão de quando elas irão chegar até a UBS.

“No ano passado tivemos esse mesmo problema e, depois de reclamar muito, finalmente entregaram as fraldas. Pensei que essa questão estivesse resolvida, mas não. Já são dois meses sem conseguir retirar o item”, reclama a leitora à reportagem do Agora.

Maria de Lourdes Rodrigues reclama do atendimento em UBS - Arquivo pessoal

Maria lembra que é direito da população retirar as fraldas necessárias por meio do atendimento de saúde pública da cidade e diz que se sente mal por ter que reclamar sobre isso.

“É dever da prefeitura entregar para nós os itens, não estamos pedindo nada demais. Não entendo como podem deixar faltar algo tão importante assim. São várias pessoas que precisam das fraldas, eles deveriam se organizar, manter um estoque, para que nunca acabe ou demore para repor”, reclama a leitora. Maria pede a intervenção do Defesa do Cidadão e espera que a prefeitura resolva o caso.

“Não podemos arcar com mais essa demanda financeira. Estamos no meio de uma pandemia, eles precisam entregar as fraldas”, diz.

Órgão lamenta desabastecimento

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde e Coordenadoria Regional de Saúde Sudeste, diz que lamenta o desabastecimento momentâneo de fralda geriátrica tamanho médio na Ama/UBS integrada Jardim Grimaldi. A pasta esclarece que, sempre que possível, remaneja a retirada em outra UBS e que já está em um novo processo de compra emergencial.

“Liguei na UBS nesta semana e continuam sem previsão para a entrega das fraldas”, disse a leitora.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.