Contestação do auxílio emergencial 2021 pode ser feita até 24 de julho

Beneficiários que tiveram corte em julho podem solicitar nova análise com bases mais atualizadas de seus dados

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Os beneficiários do auxílio emergencial 2021 que tiveram o benefício cortado em julho, após revisão mensal feita pelo governo, terão até as 23h59 do próximo sábado (24) para contestar a decisão. Segundo o Ministério da Cidadania, essas pessoas podem solicitar uma nova análise com bases mais atualizadas de seus dados.

Caso seja constatado que o beneficiário atende aos critérios legais, e que a suspensão corresponde a uma informação errada ou desatualizada, o beneficiário recebe as parcelas retroativamente.

Mensalmente, os CPFs dos beneficiários passam por análises para conferir se continuam atendendo aos critérios previstos na lei para receber o auxílio.

Em junho, por exemplo, 1.157.836 de benefícios foram cortados. Desses, 660.744 foram bloqueados por indícios de irregularidades e os outros 497.092 foram cancelados em função da revisão mensal.

Como contestar

O beneficiário deve acessar o site https://consultaauxilio.cidadania.gov.br com os dados de CPF, nome completo, nome da mãe e data de nascimento

Depois, deve clicar no ícone “i” para obter mais informações sobre o cancelamento e depois clicar no botão “contestar”. Após cadastrar a contestação, o cidadão deverá aguardar até que seja realizada uma nova análise da situação do seu benefício. Se o pagamento for retomado, a situação da parcela será alterada de “cancelada” para “liberada”.

Regras

Se a razão que motivou o cancelamento permitir contestação, o registro do cidadão será reanalisado pela Dataprev e o trabalhador poderá voltar a receber, caso seja aprovado o pedido.

Caso a não aprovação seja por algum motivo de indeferimento definitivo, não será possível apresentar contestação, pois a situação que motivou o indeferimento não vai se alterar. Além disso, se a pessoa tinha ficado inelegível antes e já contestou, não pode contestar novamente.

Os bloqueios feitos a pedido dos órgãos de controle não podem ser contestados ainda, pois estão sob análise do ministério e da Dataprev.

Segundo o ministério, o bloqueio é feito de forma preventiva. Posteriormente, é definido pela liberação ou cancelamento do benefício em definitivo. Não há prazo definido para divulgação do resultado.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.