Descrição de chapéu transporte público

Ferroviários cancelam greve nas linhas 11, 12 e 13 marcada para esta terça-feira (20)

Segundo TRT-2, após determinação de reajuste, categoria decidiu não parar

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Após decisão de reajuste salarial pela Justiça do Trabalho, os ferroviários das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade cancelaram a greve da categoria marcada para esta terça-feira (20).

Em audiência realizada na tarde de domingo (18), no TRT-2 (Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região), o desembargador Rafael Edson Pugliese Ribeiro definiu que a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) deve conceder aumento salarial aos funcionários das três linhas.

Ao todo, o reajuste deve beneficiar 2.500 trabalhadores representados pelo Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias da Zona da Central Brasil.

Segundo o desembargador, a alta deve ser de 3,63%, para a data-base de 1º de março de 2020, e 6,36%, para a negociação de 2021. Os percentuais têm como base o IPC (Índice de Preços ao Consumidor), medido pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).

Com a decisão, encerra-se parte das discussões em torno das campanhas salariais de 2020 e 2021, que eram impasse entre a empresa e os ferroviários. Na semana passada, trabalhadores das linhas 7, 8, 9 e 10 pararam por um dia.

A CPTM terá ainda que aplicar o aumento à folha de pagamentos e fazer a quitação dos atrasados em até 20 dias, sob pena de multa diária no valor de R$ 50 mil.

A decisão de reajuste terá impacto também em direitos como vale-alimentação, vale-refeição, auxílio-materno e gratificações, entre outros benefícios.

Ficou definido que as cláusulas em negociação que não estavam no acordo de 2019 e que ainda estão em discussão, sem consenso, serão analisadas durante o processo de dissídio.

Segundo o secretário-geral do sindicato, Alexandre Mucio, a categoria segue em estado de greve até que haja o pagamento dos valores. "Estamos em estado de greve. Se a CPTM não cumprir a decisão, aí vamos chamar outra assembleia", diz ele.

Mucio conta que os trabalhadores tiveram 12 horas para dar uma resposta à Justiça do Trabalho sobre o cancelamento ou não da greve, o que os obrigou a fazer um consulta aos ferroviários por email e WhatsApp. No entanto, à noite, assembleia presencial retirou o cancelamento da greve.

As linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade atendem, por dia, cerca de 550 mil passageiros. Antes da pandemia de Covid-19, eram aproximadamente 700 mil por dia, diz o sindicato.

Procurada, a CPTM não respondeu até o encerramento deste texto.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.