Descrição de chapéu Defesa do Cidadão

Postos não têm remédio para asma, afirma leitor

Pai conta que foi em três unidades na zona norte e não conseguiu medicamento do filho

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Juca Guimarães
São Paulo

O vigilante Cesar Amaro da Silva, 40 anos, morador da zona norte, conta que seu filho de oito anos precisa do medicamento fumarato de formoterol di-hidratado 6 mcg (Alenia) para tratamento de asma.

No entanto, o remédio está em falta nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da região, segundo ele.

O leitor diz que, no dia 2 de julho, foi até a UBS Elisio Teixeira Leite, na região de Parada de Taipas, e não conseguiu o medicamento. Ele afirma que o custo, nas farmácias comuns, é de R$ 95.

Cesar Amaro da Silva reclama da secretaria de saúde - Arquivo pessoal

No dia 6 de julho, com a receita na mão, Silva diz que tentou retirar o remédio na UBS Interativa, no Jaraguá, e não achou. No dia seguinte, ele foi até outra UBS, a Nova Esperança 2, mas também não encontrou. Em 22 de julho, 20 dias após a medicação ter sido prescrita para, ele retornou à UBS Elísio Teixeira Leite, mas ainda não tinha o medicamento.

“Fomos em várias UBSs da região e não tem. Outros medicamentos também estão em falta, segundo as respostas que dão para a gente. Meu outro filho, de dois anos, precisou de alguns remédios neste mês e nem todos tinham”, disse Silva, que está desempregado desde 2018.

O vigilante e a mulher tiveram que comprar dipirona 500 mg, prednisolona 3 mg e ibuprofeno 50 mg para cumprir o tratamento recomendado pelo médico para o caçula. “Quando a gente pergunta, os funcionários dizem que os remédios estão em falta.” A única solução para a família é comprar na farmácia, pois a criança precisa de tratamento.”

Compra já foi feita, diz Saúde

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, informa que a compra do medicamento Alenia já foi feita, mas o fabricante está com falta de matéria-prima para a produção. “A entrega está prevista para 13 de agosto”, diz a nota da administração municipal.

No caso de dipirona, a prefeitura afirma que não há falta na rede. Segundo o órgão, foram distribuídos 33,5 milhões de comprimidos de dipirona sódica 500 mg às UBSs. Em 2020, foram 65 milhões de comprimidos.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.