Descrição de chapéu Defesa do Cidadão

Leitor não consegue pedir poda de árvore na capital

Morador da zona leste relata problema ao preencher dados no site da prefeitura

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Edson Barbosa de Melo, 60 anos, desempregado, está enfrentando dificuldades para solicitar a poda de árvores localizadas em frente à sua casa. Morador do Jardim Ester (zona leste) desde 2004, ele plantou os espécimes para evitar que a calçada se tornasse alvo de descarte irregular de lixo.

“Elas [as árvores] cresceram e é preciso fazer a manutenção. Tem algumas que estão apodrecidas, outras que liberam frutos que caem no chão e as pessoas escorregam, abacateiros extremamente altos e mangueiras que os frutos não estão vingando”, detalha.

O leitor conta que entrou em contato com a central telefônica de Prefeitura de São Paulo e foi orientado a abrir uma ordem de serviço pelo site. “Então começou o meu drama. O site onde devo fazer o pedido simplesmente não funciona. Preencho o endereço, mas não consigo acessar os campos para colocar o número, o CEP e o bairro.”

Edson Barbosa de Melo​
Edson Barbosa de Melo​ reclama de atendimento da Prefeitura de São Paulo para poda de árvores - Arquivo pessoal

Melo lembra que estes serviços não podem ser feitos sem a autorização da administração municipal, já que dependem da validação de um engenheiro, além de documentos como croqui da área.

“Só quero ralear [cortar frutos excedentes] e podar as árvores que eu plantei sem ser penalizado pela prefeitura.”

O leitor afirma que a comunicação com a Prefeitura de São Paulo “vai de mal a pior”. “Essa é a maneira que os órgãos públicos encontraram para cercear o acesso do cidadão aos ambientes de interesse. É humilhante!”, completa Melo, pedindo a intervenção.

Autorização ainda será avaliada

A Prefeitura de SP afirma, em nota, que aguarda a formalização do pedido de poda pela Sabesp para tomar as providências. No endereço citado, há um trecho sob responsabilidade da Sabesp, onde existem árvores de médio porte que se encontram em boas condições e longe dos imóveis e da rede elétrica. Em nota, a Sabesp confirma que contatará a Prefeitura de São Paulo para a avaliação e a autorização de poda das árvores no local.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.