Descrição de chapéu mercado de trabalho

SP contratará 1.663 agentes de organização para escolas estaduais

Vagas são temporárias e têm salário de R$ 1.200; profissionais ajudarão a fiscalizar cumprimento das medidas contra a Covid-19

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O governo de São Paulo, gestão João Doria (PSDB), publicou nesta segunda-feira (2) no Diário Oficial do Estado uma autorização para a contratação de 1.663 agentes de organização escolar que irão atuar nos colégios estaduais em todo o território paulista.

Em nota, a Secretaria de Estado da Educação afirma que esses 1.663 agentes serão "fundamentais" para garantir a segurança de alunos, professores e demais funcionários durante a volta às aulas em meio à pandemia da Covid-19.

0
Movimentação de alunos na EE José Baptista Rios Castellões, na Cidade Ademar, zona sul de São Paulo - Rivaldo Gomes - 09.fev.2021/Folhapress

Ainda de acordo com a secretaria, as contratações serão feitas em caráter temporário por aproveitamento de remanescentes de concursos públicos com prazo de validade em vigor ou por meio de abertura de processo seletivo simplificado.

A pasta informa ainda que já deu entrada no processo para a prorrogação dos contratos de outros 1.352 agentes que já atuam na rede.

O valor do salário de agente de organização escolar é de R$ 1.200. Um edital de contratação está previsto para ser aberto na semana que vem.

A secretaria acrescenta que os agentes de organização escolar têm como função zelar pelo bem-estar dos alunos e pela conservação das escolas, orientar os alunos a respeito das normas de conduta previstas no regimento escolar, controlar a movimentação dos estudantes dentro dos colégios e nas imediações e auxiliar na manutenção da disciplina em geral.

"No contexto na pandemia, eles [os agentes] também auxiliarão no cumprimento dos protocolos para a prevenção da Covid-19", diz a secretaria.

A publicação feita nesta segunda também prevê a contratação de 6.338 profissionais ao longo do ano que vem.

Em junho, a pasta também solicitou à PGR (Procuradoria-Geral do Estado) a prorrogação dos contratos de pouco mais de 20 mil trabalhadores temporários, sendo 18.662 professores da categoria O e 1.352 agentes de organização escolar.

Volta às aulas

As aulas na rede estadual e municipal de ensino de São Paulo foram retomadas nesta segunda, após o término do recesso. Os colégios estão autorizados a operar com 100% da capacidade de funcionamento.

Desde abril, todas já estavam abertas para aulas presenciais, porém com o limite de 35% dos estudantes.

As escolas devem manter um distanciamento mínimo de um metro entre os alunos. Apesar do retorno, a presença dos alunos ainda não é obrigatória. Quem preferir não voltar ainda poderá utilizar o ensino remoto ou o material impresso.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.