Descrição de chapéu Defesa do Cidadão

SPTrans leva meses para renovar Bilhete Especial

Aposentado afirma que esposa apresentou laudos médicos, mas nada é suficiente

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O aposentado José Manoel da Silva, 69 anos, de Itaquera (zona leste), conta que, desde fevereiro, sua mulher, a dona de casa Maria da Conceição Vieira da Silva, 59 anos, tenta fazer a renovação do Bilhete Único Especial, sem sucesso.

Silva relata que a família já enviou —mais de uma vez— toda a documentação solicitada pela SPTrans, porém reclama que a resposta sempre é negativa.

“Minha esposa tem artrite reumatoide, uma doença autoimune, que dá direito ao Bilhete Único Especial”, explica à reportagem.

Em 2015, ela conseguiu o benefício, que já foi renovado uma vez. “A validade dele era até janeiro deste ano. Em fevereiro, entramos com o pedido de renovação, quando fomos surpreendidos com o grau de dificuldade que estão impondo”, afirma o leitor ao Defesa do Cidadão.

José Manoel da Silva reclama da burocracia para renovação de Bilhete Único Especial.
José Manoel da Silva reclama da burocracia para renovação de Bilhete Único Especial. - Arquivo pessoal

O aposentado conta que foram realizadas três tentativas de renovação e, cada vez, estão exigindo nova documentação de exames.

Segundo o leitor, os documentos enviados comprovam a doença. “Para fazer custa mais de R$ 1 mil. Não temos como pagar para realizar os exames exigidos”, queixa-se.

Silva conta que a família enviou toda a papelada pelo site da SPTrans, conforme orientação da própria empresa de transportes, mas não conseguem o bilhete.

“Ligamos mais de uma vez para a central telefônica 156, mas dizem que temos de fazer o procedimento via site. Infelizmente, nos pedem sempre nova documentação. Não sei mais a quem recorrer”, afirma.

Empresa pede envio de laudo

A SPTrans esclarece que o processo de renovação do Bilhete Único Especial (pessoa com deficiência) está em andamento. A empresa diz ainda que a leitora apresentou formulário com a CID M05 —artrite reumatoide— e foi solicitado o envio de laudo de exame comprobatório da patologia, conforme estabelecido pela legislação. A munícipe tem até o fim de agosto para enviar a documentação.

“Já enviamos, porém mandaremos mais uma vez”, disse o leitor em novo contato com o Agora.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.