O aposentado José Manoel da Silva, 69 anos, de Itaquera (zona leste), conta que, desde fevereiro, sua mulher, a dona de casa Maria da Conceição Vieira da Silva, 59 anos, tenta fazer a renovação do Bilhete Único Especial, sem sucesso.
Silva relata que a família já enviou —mais de uma vez— toda a documentação solicitada pela SPTrans, porém reclama que a resposta sempre é negativa.
“Minha esposa tem artrite reumatoide, uma doença autoimune, que dá direito ao Bilhete Único Especial”, explica à reportagem.
Em 2015, ela conseguiu o benefício, que já foi renovado uma vez. “A validade dele era até janeiro deste ano. Em fevereiro, entramos com o pedido de renovação, quando fomos surpreendidos com o grau de dificuldade que estão impondo”, afirma o leitor ao Defesa do Cidadão.
O aposentado conta que foram realizadas três tentativas de renovação e, cada vez, estão exigindo nova documentação de exames.
Segundo o leitor, os documentos enviados comprovam a doença. “Para fazer custa mais de R$ 1 mil. Não temos como pagar para realizar os exames exigidos”, queixa-se.
Silva conta que a família enviou toda a papelada pelo site da SPTrans, conforme orientação da própria empresa de transportes, mas não conseguem o bilhete.
“Ligamos mais de uma vez para a central telefônica 156, mas dizem que temos de fazer o procedimento via site. Infelizmente, nos pedem sempre nova documentação. Não sei mais a quem recorrer”, afirma.
Empresa pede envio de laudo
A SPTrans esclarece que o processo de renovação do Bilhete Único Especial (pessoa com deficiência) está em andamento. A empresa diz ainda que a leitora apresentou formulário com a CID M05 —artrite reumatoide— e foi solicitado o envio de laudo de exame comprobatório da patologia, conforme estabelecido pela legislação. A munícipe tem até o fim de agosto para enviar a documentação.
“Já enviamos, porém mandaremos mais uma vez”, disse o leitor em novo contato com o Agora.
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