Descrição de chapéu INSS

INSS nega auxílio-doença indevidamente, diz leitor

Segurado afirma não conseguir voltar ao trabalho por causa de depressão e cirurgia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Morador da Cidade Tiradentes (zona leste), o segurado Antônio Carlos Sobrinho, 52 anos, afirma que não está apto para voltar ao trabalho e, mesmo assim, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) negou seu pedido de auxílio-doença no início deste mês.

Antônio Carlos Sobrinho afirma estar sem renda e diz depender do benefício para sobreviver
Antônio Carlos Sobrinho afirma estar sem renda e diz depender do benefício para sobreviver - Arquivo pessoal

"Estou em tratamento para depressão e sou soropositivo. Fiz uma perícia no dia 1º, mas a médica [perita] indeferiu o meu pedido. Preciso da ajuda do Agora para conseguir meu benefício", afirma o leitor.
Outra questão é que Sobrinho operou a próstata há aproximadamente um mês. Ele ainda está em tratamento médico e não consegue trabalhar devido às dores que sente em razão da cirurgia, conforme conta.

O segurado diz que esta não é a primeira vez que ele tem problemas com o INSS. Em 2019, o leitor ingressou com um pedido de auxílio-doença, que também foi indeferido. À época, ele tinha acabado de passar por três cirurgias de hérnia e entrou com recurso questionando a decisão do instituto.

Em março de 2020, o Agora publicou uma reportagem sobre o caso. Na ocasião, o órgão disse que o pedido de recurso tinha sido analisado e que havia necessidade de cumprimento de exigências.
Mesmo após entrega de documentos, o requerimento continuou em análise, afirma Sobrinho.

Na última semana, o segurado chegou a protestar em frente à agência da Previdência onde fez a perícia. "Estou sem renda, preciso desse dinheiro para sobreviver. O INSS é uma vergonha, meu pedido não sai da análise", afirma ele.

Segurado ainda pode recorrer

O INSS afirma, em nota, que o segurado recebeu um auxílio por incapacidade temporária, antigo auxílio-doença, até agosto de 2021. O benefício foi cessado após avaliação do médico perito, que não constatou incapacidade laboral. O segurado recorreu e a Junta de Recursos da Previdência Social agendará uma data para o julgamento.

Sobrinho também fez um novo pedido de benefício por incapacidade, que foi indeferido no dia 1º deste mês. Caso deseje, ele também pode recorrer desta decisão.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.