85.191 têm até dia 11 para agendar perícia do pente-fino do INSS

Só 10.397 agendaram a revisão do auxílio; veja como evitar o corte

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Um total de 85.191 segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que recebem benefício por incapacidade tem até o próximo dia 11 de novembro para agendar a perícia médica do pente-fino e não ter o pagamento suspenso. No final de setembro, o INSS convocou 95.588 segurados para agendarem a reavaliação médica.

Do total de beneficiários chamados no edital, apenas 10.397 marcaram uma data para a perícia médica de revisão no país, informou o INSS à reportagem. Veja aqui a lista completa com os nomes e os números dos benefícios convocados. São Paulo é o segundo estado com mais convocados, atrás apenas do Rio Grande do Sul.

A perícia do pente-fino pode ser agendada pelo Meu INSS (site ou aplicativo) ou pelo telefone 135, que funciona de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h. O segurado que não fizer o agendamento no prazo terá o pagamento suspenso.

Mãos de madeira seguram celular com o aplicativo Meu INSS em funcionamento
App Meu INSS: por ele é possível agendar a perícia médica do pente-fino - Gabriel Cabral/Folhapress

Corte do auxílio

É alto o percentual de auxílios que são cortados após passarem pela perícia do pente-fino: 62,5%. Segundo o INSS, até o dia 29 de outubro, foram feitas em todo o país 63.395 perícias do pente-fino. Após a reavaliação, um total de 39.679 segurados tiveram o auxílio-doença cortado porque o médico perito considerou que haviam recuperado a capacidade de trabalhar. No Estado de São Paulo, o INSS deu alta para 7.712 beneficiários de auxílios-doença.

O pente-fino reavalia segurados que recebem auxílio-doença (atualmente chamado de auxílio por incapacidade temporária) e não passam por perícia há, pelo menos, seis meses. Os beneficiários que não foram localizados pelo órgão ou não responderam à convocação foram chamados por meio de edital publicado no Diário Oficial da União. Em agosto, o órgão começou a enviar cartas para 170 mil segurados em todo o país.

Auxílio pode virar aposentadoria

Quando passa por uma perícia, o segurado pode ter seu benefício cortado se o INSS considerar que ele agora tem condições de voltar ao mercado de trabalho. No entanto, o benefício pode ser prorrogado, o trabalhador pode ser encaminhado para reabilitação profissional ou até mesmo ter seu auxílio-doença transformado em aposentadoria por invalidez. Isso ocorre se o perito considerar que a doença se agravou, por exemplo, e a incapacidade do segurado é permanente.

A transformação do auxílio por incapacidade temporária em uma aposentadoria por incapacidade permanente passa pela análise de dois médicos, explica o INSS. Um perito sugere a conversão e o outro aceita ou não a sugestão, sem prejuízo financeiro para o trabalhador.

Segundo o órgão, até o momento, para apenas 9.691 beneficiários o perito indicou a transformação do auxílio-doença em uma aposentadoria por incapacidade permanente.

Como agendar

O agendamento da perícia é feito pelo Meu INSS (site ou aplicativo) ou pelo telefone 135, que funciona de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h. A ligação é gratuita apenas se for feita de um telefone fixo.

Pelo Meu INSS, é preciso acessar o site com o número do CPF e a senha e buscar o serviço "Agendar Perícia". O agendamento online está disponível todos os dias, sem interrupções.

Se o segurado não agendar a perícia no prazo ou não comparecer na data definida para o atendimento, o pagamento será suspenso até o comparecimento do interessado. Após 60 dias da suspensão, o benefício poderá ser cortado definitivamente (cessação definitiva).

O que levar no dia

O segurado deverá apresentar, no dia da perícia, toda a documentação médica que tiver, tais como atestados, laudos, receitas e exames. É recomendável levar documentação recente, que mostre o tratamento e também verificar se os laudos médicos estão com assinatura e CRM do médico, além da CID (Classificação Internacional de Doença). Também é preciso levar documento oficial com foto e número do CPF.

Quem discordar do resultado terá 30 dias para apresentar recurso pelo Meu INSS. Outra opção será entrar com uma ação na Justiça. Segundo especialistas, a avaliação judicial de benefícios por incapacidade costuma ser mais ampla, por considerar questões como idade avançada e contexto econômico do beneficiário.

Fora do pente-fino

Não fazem parte do pente-fino portadores de HIV que têm aposentadoria por invalidez ou auxílio-doença. Segurados que têm a partir de 55 anos de idade e e estão há mais de 15 anos recebendo o benefício por incapacidade e aposentados por invalidez a partir dos 60 anos de idade também ficam liberados de passar por nova perícia médica.

Na mira do governo

Mais da metade dos auxílios que já passaram pelo pente-fino foram cortados:

63.395
total de perícias do pente-fino realizadas até o dia 29 de outubro em todo o país

39.679
é a quantidade de benefícios em que o INSS considerou que o segurado havia recuperado a capacidade de trabalhar

9.691
receberam aval de um dos peritos para serem transformados em aposentadoria por invalidez

  • O pente-fino reavalia segurados que recebem auxílio-doença e não passam por perícia médica há seis meses ou mais
  • Podem ser convocados benefícios que foram concedidos na Justiça e na época não ficou estabelecida uma data para o corte do pagamento
  • O pente-fino foi criado para evitar fraudes e pagamentos irregulares 11 de novembro é

11 de novembro
é o prazo máximo para segurados convocados pelo INSS agendarem a perícia médica pelo Meu INSS ou pelo 135

85.191
segurados precisam agendar a sua perícia médica revisional até o prazo final do edital de convocação

Documentos

Ao comparecer à perícia, além do número do CPF, será preciso ter em mãos:

  • Ao menos um documento original de identificação com foto (RG, CNH ou CTPS)

  • Documentos médicos originais do beneficiário (exames, laudos, receitas para comprovar a doença e o tratamento)

  • Procuração ou termo de representação legal (tutela, curatela, termo de guarda), se for o caso

  • O procurador cadastrado ou representante legal, se houver, também deve levar documento de identificação com foto (RG, CNH ou CTPS) e CPF

Resultado da perícia

  • O segurado poderá saber o resultado do exame após as 21h do mesmo dia acessando o Meu INSS ou pelo 135

  • Ao clicar para ver o resultado, caso a decisão tenha sido tomada, o site informará se o pedido foi concedido ou indeferido

Acerto pós-perícia

  • Se fizer a consulta ao Meu INSS e não conseguir ver o resultado, o segurado pode ligar para o número 135 e informar que precisa fazer um acerto pós-perícia
  • O funcionário poderá verificar quais pendências precisam ser solucionadas e orientará o segurado

Alta médica

  • A perícia poderá considerar o trabalhador apto a retornar para à sua atividade. Caso concorde com a decisão, o empregador é obrigado a aceitar o profissional de volta
  • Caso o trabalhador discorde da decisão do INSS, poderá apresentar um recurso, também pelo Meu INSS ou 135

Fonte: INSS (Instituto Nacional do Seguro Social)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.