Descrição de chapéu INSS

INSS corta auxílio-doença indevidamente, diz leitor

Segurado ainda não recuperou o movimento dos dedos após um acidente em maio

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O analista de suporte técnico Maurício dos Anjos Oliveira, 44 anos, morador da zona norte, reclama que o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) suspendeu o auxílio por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) indevidamente. Ele se recupera de uma cirurgia e o médico que acompanha o seu caso diz que ele não está apto para voltar ao trabalho.

Maurício dos Anjos Oliveira afirma que o INSS indeferiu prorrogação do benefício indevidamente
Maurício dos Anjos Oliveira afirma que o INSS indeferiu prorrogação do benefício indevidamente - Arquivo pessoal

"Estou fazendo fisioterapia para recuperar o movimento dos dedos e, por causa disso, o médico [pessoal] insiste em continuar com o afastamento. Mas a perícia negou o pedido sem justificativa", detalha.

Em maio, Oliveira sofreu um acidente e lesionou o terceiro dedo da mão esquerda, que teve de ser operado. Desde então, ele recebe o benefício previdenciário, cujo pagamento terminou em setembro. Porém, ao passar pela perícia no início deste mês para prorrogar o auxílio, o perito concluiu que ele pode voltar à ativa.

Ele pede a intervenção do Defesa do Aposentado para que o órgão previdenciário reveja a decisão, uma vez que o médico que está acompanhando seu quadro recomenda que ele não volte à atividade.

"Meu médico está dizendo para eu continuar afastado com base em exames de imagem, mas o INSS, sem um exame mais minucioso, simplesmente pede o meu retorno ao trabalho", critica o segurado.

Oliveira já entrou com um recurso administrativo em busca de reverter o indeferimento do auxílio por incapacidade temporária. No entanto, enquanto espera pelo resultado, está sem renda.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.