A Toyota anunciou em setembro o investimento de R$ 1 bilhão em sua fábrica de Sorocaba, onde produz as linhas Etios e Yaris.
Segundo a marca, a grana é para a produção de um novo modelo com vendas iniciadas em 2021. Sem um utilitário esportivo acessível em sua linha, segmento que ocupa um quarto das vendas, o Raize apresentado nesta semana no Japão dá pistas do que vem por aí.
O SUV japonês é pequeno mede 3,99 metros de comprimento por 1,69 m de largura, 1,62 m de altura e 2,52 m de entre-eixos. O porta-malas, com altura do assoalho ajustável, comporta 369 litros de bagagem.
Para poder brigar com modelos como Honda HR-V, Jeep Renegade e Hyundai Creta, por exemplo, ele vai ter que crescer um pouco.
O Raize é feito sobre a plataforma modular da marca, a mesma do Corolla. Mas, como a fábrica escolhida é a de Sorocaba, a base do Yaris é que deve ser aproveitada para fabricar o modelo, mas sem muitas alterações no visual.
No Japão, o Raize será equipado com o motor 1.0 turbo de três cilindros a gasolina, que rende 98 cv de potência a 6.000 rpm e 14,3 kgfm de torque entre 2.400 e 4.000 rpm. A transmissão é sempre automática de variação contínua (CVT), com opção de tração nas quatro rodas.
De acordo com a Toyota, o consumo médio é de 18,6 km/l na variante de tração dianteira e de 17,4 km/l no caso do carro equipado com tração integral.
No caso do SUV brasileiro, estão previstas as motorizações flex do novo Corolla: 2.0 com injeção direta de 177 cv e 1.8 híbrida de até 125 cv. O 1.5 de até 110 cv é outra possibilidade.
Entre os opcionais, o Raize terá controle de cruzeiro adaptativo, assistente de manutenção em faixa com atuação na direção, sistema de estacionamento automático, teto solar panorâmico e central multimídia com tela de 9".
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