Alessandra Negrini reage a patrulha ideológica que criticou fantasia de índia

Mesmo escoltada por índios, atriz despertou críticas por supostamente não estar no seu "lugar de fala"

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Alessandra Negrini no Acadêmicos do Baixo Augusta
Alessandra Negrini no Acadêmicos do Baixo Augusta - @alessandranegrini no Instagram

Criticada por patrulhas ideológicas que defendem que uma não indígena não pode se caracterizar como tal, sob o risco de roubar o protagonismo da causa dos próprios indígenas, Alessandra Negrini finalmente se manifestou sobre uma polêmica gerada por sua caracterização como indígena, no papel de madrinha do bloco de Carnaval Acadêmicos do Baixo Augusta, este ano.

As controvérsias surgiram mesmo com Alessandra sendo acompanhada por indígenas, que agradeceram o fato de uma atriz conhecida chamar a atenção para o extermínio indígena em andamento no país.

Nesta segunda-feira (2), encerrado o Carnaval, Alessandra se manifestou no Instagram.

"Carnaval é cultura e cultura é resistência. Carnaval é alegria e alegria é resistência. Eu estou especialmente feliz pela experiência que vivi e agradeço àqueles que me ajudaram a furar a bolha, levantando questões. Trata-se de saber quem somos nós diante da nossa brasilidade, até onde somos brancos, negros, indígenas e até onde somos livres e capazes de nos identificarmos uns com os outros para além dos nossos selfs  das redes sociais. Trata-se de entender por que o fato de eu ter tido meu corpo pintado por um compatriota indígena e desfilado ao lado de representantes dos nossos povos originários, tenha causado tamanho furor. Entender por que a luta indígena parece ser algo que não nos diz respeito apesar de termos aprendido na escola que somos um povo miscigenado e que nas nossas veias corre sangue indígena. Estamos vivendo um país onde a disputa ideológica passou a importar mais do que a realidade e as palavras de ordem/ hashtags passaram a ditar o que devemos pensar segundo as bolhas às quais orgulhosamente pertencemos. Como podemos ficar calados quando só em 2019, 138 lideranças indígenas foram assassinadas? Não é o seu lugar de fala? Sinto muito, é o meu. Como discutir apropriação cultural diante de um cenário de extermínio? De novo, a ideologia não pode estar à frente da realidade. Há conceitos importantes que sustentam lutas legitimas, mas que não se aplicam a todos os contextos . Temos que ter discernimento.#indionaoéfantasia. Não é, mas se nada for feito, o será em breve, porque só vai existir na imaginação dos seus netos. Precisava ir vestida de indígena pra protestar? Não, poderia ter ido ao Xingu, participado de alguma manifestação e postado para alguns amigos da bolha e você nem ia ficar sabendo. Porque estamos perdendo a capacidade de nos identificarmos uns com os outros enquanto brasileiros? De qualquer forma, se o meu gesto carnavalesco moveu algum ar para além de mim, fico satisfeita . Continuo achando que se colocar no lugar do outro significa empatia E, finalmente , continuo desempenhando meu papel de atriz, usando meu corpo como instrumento de trabalho, para que se apropriem dele através de suas tintas, fantasias, medos e paradoxos."


ESCALADA PARA 2021

A receptividade da comunidade da Imperatriz Leopoldinense para Iza, 29 anos, que este ano estreou como rainha de bateria da agremiação, não poderia ser melhor. Os tamborins nem esfriaram e a escola já quer a cantora de volta ao papel em 2021. Até lá, ela confirma sua condição como nova queridinha do meio artístico, título capitaneado pela Globo, que já a escalou para apresentar programa (SóTocaTop) e para ser jurada de uma das maiores atrações da emissora, o reality The Voice. Na Sapucaí, Iza honrou a fama com um maiô cavadíssimo, para o delírio da torcida presente.

BATEU-LEVOU

Simony entrou com uma representação judicial contra o apresentador do SBT Dudu Camargo por importunação sexual. A cantora e apresentadora registrou boletim de ocorrência na 4ª Delegacia de Defesa da Mulher de São Paulo. Ela teve um seio apalpado pelo apresentador durante a cobertura do Carnaval da Rede TV!.
A Polícia Civil de São Paulo deve instaurar um inquérito para apurar o caso ainda. Só após uma investigação, a delegada enviará o resultado ao Ministério Público, que decidirá se Dudu será denunciado ou não por abuso ou importunação sexual.Em tempo Apesar das queixas de Simony após o episódio, ela disse que Dudu não a procurou para se desculpar.

Dudu Camargo passa mão nos seios de Simony
Dudu Camargo passa mão nos seios de Simony - Reprodução/Rede TV!

VOLTEI

Ana Maria Braga voltou ao ar neste segunda-feira (2), após um mês de pausa para férias e tratamento contra um câncer de pulmão. Bastante animada, a apresentadora disse que vem encontrando boa resolução com as aplicações que misturam quimioterapia com imunoterapia. Mas já avisou que ninguém deve estranhar se ela se ausentar por um ou dois dias.

Ana maria Braga volta ao ar
Ana maria Braga volta ao ar após um mês de pausa para férias e tratamento contra o câncer - Reprodução

LONGE DA COROA

Livre do expediente da realeza britânica, Meghan Markle quer retomar a sua carreira de atriz, de preferência com algo impactante. Segundo fontes do Mail on Sunday, a estrela poderá ressurgir em algum filme de super-heróis. O jornal apurou que o agente de Markle está procurando por um projeto grande, na linha dos blockbusters da Marvel.

MAIS UM

Antonio Banderas é mais um nome em “Uncharted”, ao lado de Tom Halland e Mark Wahlberg, segundo a revista Variety. O filme é baseado na série de jogos para videogames.

ENTRAVE

E a indústria de Hollywood também sofre com os efeitos do coronavírus, que devem afetar a data de lançamento de grandes estreias mundiais.
 

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.