Café da manhã saudável deve ser a principal refeição

Muito tempo em jejum pode causar irritabilidade e nervosismo; veja opções

 
Luiza Goulart
São Paulo

Começar o dia com um café da manhã nutritivo é indicado para que as pessoas tenham mais energia, disposição e melhorem o humor.

É fundamental para a reposição de energia ao longo do dia.

Além disso, ao mastigar após se levantar você avisa o corpo que está acordando.

Segundo o endocrinologista Renato Zilli, do Hospital Sírio-Libanês, a maioria dos estudos associa quem não toma café da manhã com ganho de peso e com diabetes.

"Tem pessoas que, quando pulam uma refeição, acabam comendo mais no almoço. Então é importante que a pessoa perceba a necessidade da fome, o que ela come", diz o médico.

De acordo com a nutricionista Edvânia Soares, da Estima Nutrição, quando se passa muito tempo em jejum você pode começar a ter uma fermentação, com mau hálito, irritabilidade e nervosismo.

"Porque é onde você vai equilibrar o corpo, tanto em macro quando em micro nutrientes, carboidrato, proteína e gordura, vitaminas e minerais", diz a profissional.

Iogurte de castanha de caju com granola de aveia sem glúten da Holy Nuts Café
Iogurte de castanha de caju com granola de aveia sem glúten da Holy Nuts Café - Divulgação

Quanto mais natural a comida melhor: o ideal é tentar combinar o carboidrato com a proteína, que a gordura acaba vindo junto. Mas o que comer e a quantidade dependem da rotina, do gênero e também da faixa etária.

“Quanto mais grãos melhor porque você acaba gastando energia para processar o grão. Então você emagrece por tabela. E, além disso, o grão retarda a absorção da comida, então gera mais saciedade, diminui o risco de diabetes e de obesidade a longo prazo”, revela Zilli.

Já a nutricionista alerta que o pão é um alimento falso saudável porque ele leva açúcar na composição e indica a substituição, por exemplo, por banana amassada com aveia. “É importante sempre ler o rótulo nutricional por conta disso”, diz Edvânia.

​CUIDADO COM O AÇÚCAR DO SUCO DE LARANJA

A nutricionista Edvânia Soares diz que não indica tanto suco por conta da carga glicêmica. “Um suco verde vai uma fatia de abacaxi. Um suco de laranja vão cinco ou quatro laranjas. O índice glicêmico fica mais alto.”

O médico Renato Zilli acrescenta que pode até descompensar o diabetes. “Dá picos de açúcar e nas pessoas que têm diabetes, a insulina funciona menos pela manhã.” (LG)

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