Uso de simulador em autoescola será facultativo, diz Contran

Conselho também reduzirá período de aulas práticas de 25 para 20 horas

São Paulo

O Contran (Conselho Nacional de Trânsito) determinou, nesta quinta-feira (31), ser facultativo o uso de simuladores no processo de formação de motoristas em autoescolas.

A auxiliar contábil Natasha Alves, 26 anos, usando simulador - Ronny Santos/Folhapress

Além disso, o órgão diminuiu de 25 horas para 20 horas o tempo de aulas práticas a alunos que pretendem tirar a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) de categoria B (condutor de veículos com peso bruto de até 3.500 quilos e lotação máxima de oito lugares). 

As medidas devem entrar em vigor em 90 dias.Segundo o ministro da Infraestrutura e presidente do colegiado, Tarcísio Gomes de Freitas, a exigência de aulas noturnas também cairá de cinco horas para uma hora, contribuindo, de acordo com ele, para desburocratização das etapas de formação para condutores.

O presidente Jari Bolsonaro (PSL) afirmou nas redes sociais que a medida vai baratear em cerca de R$ 300 os custos para se conseguir uma CNH.O Contran também mudou regras para os interessados em tirar a habilitação para conduzir ciclomotores, que contam com limite de 50 cilindradas.

Segundo o órgão,  no período de um ano, os interessados podem fazer a prova sem realizar aulas teóricas ou práticas. “Caso o candidato seja reprovado, ele deverá frequentar as aulas práticas”, diz o Contran.

Para Júnior Andrade, diretor de ensino CFC (Curso de Formação de Condutor) Bresser (zona leste) sua unidade continuará a usar o simulador. “Muitos alunos nunca pegaram em um carro e, caso errem nos simulares, não há riscos”, afirma. 

Sérgio Ejzenberg, especialista em engenharia de transportes, afirma que o simulador cria situações de risco, reais em ruas e estradas, que não ocorrem durante aulas práticas, em vias de pouco movimento, por isso é importante.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.