Descrição de chapéu Zona Leste

Escola pede para alunos levarem mantimentos para a merenda

Estudantes e pais dizem que há falta, principalmente, de tempero para se fazer as refeições

Mariangela Castro
São Paulo

Com falta de mantimentos para compor a merenda, principalmente temperos, a Escola Estadual Professor Gabriel Ortiz, na Vila Esperança (zona leste), está pedindo para alunos levem alimentos de casa para que as merendeiras possam cozinhar, relatam pais, estudantes e funcionários.

Alunos na entrada da Escola Estadual Prof.Gabriel Ortiz, na Vila Esperança, zona leste de São Paulo; unidade está sem alimento para a merenda dos estudantes - Rivaldo Gomes/Folhapress

Uma aluna do terceiro ano do ensino médio diz que falta todo tipo de alimento: arroz, feijão, molho, óleo e, principalmente, temperos como alho e cebola. “Na última segunda-feira, falaram que se não trouxéssemos comida até o final da semana, a escola não teria o que cozinhar”, diz. 

Sua mãe, de 49 anos, afirma que apesar de ser necessário, a maioria das famílias da região não têm condições financeiras para contribuir com alimentos.

Foram colocados cartazes na escola pedindo para que alunos levem alimentos. Os principais pedidos são sal, alho, óleo e cebola, que seriam recolhidos nesta quinta (3) e nesta sexta-feira (4).

“Na última quarta-feira eles nos deram apenas bolinho. Antes, recebíamos alimentos que sustentavam mais, como arroz e feijão”, diz um estudantes do primeiro ano do ensino médio, que falou com a reportagem nesta sexta. 

Segundo ele, na última semana, com exceção de quarta-feira, os alunos comeram apenas macarrão com almôndegas, merenda feita com alimentos que foram doados por pais dos estudantes da instituição. 

Uma colega de sua sala diz que não acha a situação justa, “na verdade, é bem desagradável”. Ela afirma que os lanches da cantina são caros, então a maioria dos alunos não tem dinheiro para comprá-los. “O que resta é esperar a comida do governo”, afirma.

Sílvio Silva, pai de uma das estudantes da escola, diz já ter doado mais de 5 kg de arroz para a instituição. “É terrível chegar neste ponto. A escola está pedindo alimento em uma região onde todas as pessoas são humildes”, afirma.

Resposta

Em nota, a Seduc-SP (Secretaria da Educação do Estado de SP), gestão João Doria (PSDB), afirma  que não há falta de merenda na escola Professor Gabriel Ortiz. 

“Atualmente a unidade conta em estoque com mais de 100 kg de almôndega, 200 kg de arroz, 72 kg de atum, 120 kg trigo para kibe, 200 kg de macarrão, 53 kg de lentilha, além de molho de tomate, mistura para bolo, sal, entre outros itens. A entrega de tempero e óleo será realizada na próxima segunda-feira”, afirma.

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.