Capital paulista tem outubro seco e mais quente que o normal

Segundo o Inmet, choveu em apenas 5 dias do mês

São Paulo

O mês de outubro terminou nesta quinta-feira (31) com chuvas abaixo da média e calor muito acima do normal para o mês na capital paulista, segundo balanço divulgado pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). A previsão para os próximos três meses é de que a temperatura fique um pouco acima da média e as chuvas voltem à normalidade em São Paulo.

Visitantes se refrescam no parque Ibirapuera (zona sul) - Rubens Cavallari - 18.set.19/Folhapress

Segundo o Inmet, outubro teve apenas 46,2 mm de chuva acumulada, ante 126,6 mm da média histórica. O instituto afirma que é o sexto outubro menos chuvoso desde 1943, quando teve início a série histórica (além de o mais seco desde 2014).

Segundo o Inmet, apenas cinco dias de outubro tiveram chuva. Normalmente, chove em 12 dias do mês, de acordo com a série histórica.

O mês que termina nesta quinta teve também temperaturas muito acima do esperado. Segundo o Inmet, a média das máximas foi de 29,1°C, ante 25,9°C dos registros históricos para outubro. A média das mínimas foi de 18°C, ante 16°C do que ocorre normalmente no mês.

A maior temperatura do mês foi registrada no domingo (27), com 35,6°C (a segunda maior do ano). A menor ocorreu no dia 21, com 14,9°C.

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.