Quatro suspeitos de integrarem uma quadrilha especializada em saidinha de banco foram presos por policia na tarde de quarta-feira (2), enquanto festejavam mais um roubo comendo feijoada em um restaurante do Sacomã, zona sul da capital paulista.
Segundo a Polícia Civil, os criminosos eram investigados há três meses e não resistiram à prisão. Porém um dos integrantes do bando conseguiu fugir de moto.
O delegado Fábio Sandrim, da Segunda Delegacia do Patrimônio do Deic, informou que os investigadores acompanhavam a quadrilha com o apoio de escutas telefônicas e que o cerco começou a se fechar na última semana, quando o bando quase foi detido.
“São especializados em saidinhas de banco e praticavam crimes quase que diariamente. Foram dezenas de roubos só nos últimos meses”, disse o delegado. “Os crimes se concentravam mais em bairros da zona sul, como Ipiranga e Sacomã, mas os criminosos agiram também no Brás e na cidade de Diadema”, acrescentou.
A quadrilha frequentava bancos de ruas e avenidas movimentadas. De acordo com Sandrim, um dos ladrões era o “escalador”, elemento responsável por entrar nas agências para escolher a vítima em potencial, repassando informações aos comparsas.
Do lado de fora do banco, os outros cinco ladrões permaneciam a postos. Três deles dentro de um carro e os outros dois, de motocicleta. O motociclista e o garupa, armado, perseguiam a vítima e anunciavam o assalto. Depois de levarem dinheiro e pertences da vítima, os ocupantes da moto repassavam a arma usada aos comparsas do carro e fugiam.
“O bando agia dessa maneira porque, em caso de abordagem policial, seria mais difícil de descobrir que eram criminosos”, disse o delegado.
Diadema, na Grande São Paulo, foi o local escolhido para a quadrilha agir na última quarta-feira. Ao escolherem um vendedor de 31 anos que saía de uma agência bancária, perseguiram a vítima até o km 12 da rodovia Imigrantes. Foram levados do homem R$ 3.000 e um relógio.
Agentes do Deic efetuaram a prisão dos criminosos enquanto o grupo almoçava em um restaurante localizado na rua Doutor Pinto Nazário, no Jardim Vergueiro, no Sacomã. Escutas telefônicas indicavam que os bandidos iriam fazer a partilha do dinheiro roubado e, ainda, comeriam feijoada para festejar o sucesso do assalto praticado horas antes.
Ainda segundo o delegado Sandrim, um sexto integrante da quadrilha morreu há uma semana, quando a moto que ele pilotava colidiu com um carro durante um dos assaltos praticados pelo bando.
Os quatro foram autuados e responderão criminalmente por organização criminosa e roubo. Foram apreendidos com eles um veículo Ford Fiesta, além do relógio e do dinheiro roubado da vítima.
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.