Cemitérios terão missas e visitas guiadas

Linhas de ônibus serão alteradas

São Paulo

Cemitérios públicos municipais irão realizar uma série de atividades para os visitantes neste sábado (2), Dia de Finados, tais como missas, apoio espiritual e emocional e visitas guiadas.

Entrada do Cemitério da Vila Mariana (zona sul) - Rubens Cavallari/Folhapress

A SPTrans irá operar com um esquema especial para facilitar o acesso da população aos 33 cemitérios. Veículos de 238 linhas que passam nas proximidades desses locais terão identificação no para-brisa, tais como “Via Cemitério do Araçá”.

Além disso, será criada uma linha especial, a 233F/10 Terminal A.E. Carvalho – Terminal Vila Carrão, que passará próximo ao Cemitério da Vila Formosa, o maior da América Latina. Esta linha deve contar com sete veículos que funcionarão das 8h às 19h10.

A linha 8015/21 Cemitério de Perus – CPTM Perus, que costuma operar somente em dias úteis, será ativada neste sábado para atender o Cemitério Dom Bosco. Também será alterado o itinerário de 17 linhas que passam nas proximidades dos cemitérios de Vila Nova Cachoeirinha, Vila Alpina/ São Pedro e da Saudade.

As mudanças completas podem ser vistas no site da SPTrans .

Nos cemitérios, o Serviço Funerário do Município fará um trabalho de abordagem aos visitantes, com dicas para prevenir a dengue em vasos de flores deixados nos túmulos, que acumulam água parada e se tornam ambientes propícios à proliferação do mosquito.

Na região central, será realizada uma visita guiada às 14h no Cemitério da Consolação, responsável por abrigar obras de importantes artistas e personalidades ilustres da cidade.

Serviços

O Dia dos Finados irá mudar o funcionamento de alguns serviços públicos na capital. 

As AMAs  Especialidades e os Hospitais Dia, por exemplo, que costumam funcionar de segunda-feira a sábado, estarão fechados neste dia 2. Já AMA/UBS Integradas funcionarão apenas como pronto atendimento, das das 7h às 19h.

Parques municipais, teatros, mercados e sacolões estarão abertos, com exceção da Divisão Técnica de Medicina Veterinária do Parque Ibirapuera. Também as atividades dos Centros Educacionais Unificados (CEUs) funcionam normalmente, das 8h às 18h.

Já Supervisões de Assistência Social, Centros de Referência de Assistência Social e Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua estarão fechados neste sábado, assim como Centros Esportivos e unidades educacionais.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.