Descrição de chapéu Coronavírus

80 postos de saúde de São Paulo voltam a registrar a falta de vacina contra a Covid-19 nesta quinta (24)

Levantamento foi feito no site 'De olho na fila', criado pela Prefeitura de São Paulo para acompanhar a fila da imunização

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Postos de saúde na cidade de São Paulo voltaram a registrar desabastecimento de vacinas contra a Covid-19 na manhã desta quinta-feira (24). Com base em dados da página “De Olho na Fila”, a reportagem apurou que 80 pontos de vacinação estavam sem o imunizante e com a informação de "aguardando reabastecimento", por volta das 15h. Antes, por volta das 11h20, eram 68.

Segundo o calendário da Prefeitura de São Paulo, gestão Ricardo Nunes (MDB), a previsão é vacinar pessoas com 48 anos, nesta quinta. Na sexta-feira (25), o calendário aponta o público de 47 anos para receber o imunizante.

A zona sul foi a região com maior desabastecimento, com 43 pontos. Um dos exemplos é a AMA/UBS Integrada Parque Fernanda, no Capão Redondo. Por telefone, uma atendente do posto afirmou que eles chegaram a vacinar algumas pessoas, mas logo por volta das 9h as doses acabaram e não tem previsão de retorno.

A zona leste vem na sequência, com 22 postos sem vacina. A AMA/UBS Integrada Vila Carrão - Dr. Adhemar Monteiro Pacheco, no Carrão, disse que vacinou algumas pessoas de manhã, mas está sem o imunizante desde 10h. Caso semelhante acontece na UBS Jardim Soares, em Guaianases, que apontou falta de doses no mesmo horário. A zona norte registrou 7 postos sem vacinas.

"Se as vacinas acabaram é uma boa notícia porque todas foram utilizadas. Onde acabou, nós repomos. Não deixamos de vacinar nenhum grupo. As pessoas estão sendo vacinadas e podem ir tranquilamente nos postos para se vacinar", disse Edson Aparecido, secretário municipal de Saúde, durante coletiva, na manhã desta quinta, no Hospital Municipal e Maternidade Escola Vila Nova Cachoeirinha (zona norte da capital), na realização da primeira cirurgia intrauterina no local.

"Esse número [de lugares sem vacinas] é menos de 5% em meio a mais de 700 postos de vacinação de todo o sistema que está funcionando normalmente. Fazemos uma divisão igualitária pela população que tem no território de cada unidade de saúde e fazemos uma distribuição das vacinas", completa o secretário.

Segundo o “De Olho na Fila”, após consulta da reportagem na tarde desta quinta, a capital paulista conta com 6 postos volantes, 20 drive-thrus, 16 megapostos, além de, entre UBSs, UBSs Integradas e AMAs, 10 na região central, 190 na zona leste, 92 na zona norte, 30 na zona oeste e 159 na zona sul, totalizando 523 postos de saúde em São Paulo.

Além das UBSs (Unidades Básicas de Saúde), quatro drive-thrus, em que a pessoa não precisa descer do carro, apontaram o desabastecimento do imunizante, além de dois megapostos, em que a pessoa entra como pedestre para se vacinar, e dois postos volantes.

De acordo com dados da prefeitura, estima-se que a cidade tenha 341 mil pessoas na faixa etária de 49 e 48 anos.

A falta de vacina nos postos de saúde começou na tarde da última segunda-feira (21), fazendo com que a Prefeitura suspendesse a vacinação na terça. Na quarta, mais postos voltaram a ficar sem doses do imunizante contra a Covid-19.

Em nota, a Secretaria Municipal da Saúde disse que devido à alta procura do imunizante, ocorreram desabastecimentos pontuais em algumas Unidades de Saúde nesta manhã, que já solicitaram o remanejamento de doses. Além disso, o órgão afirma que 120 mil vacinas foram entregues ao município e estão sendo encaminhadas para os postos de saúde.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.