Postos voltam a enfrentar falta de vacina contra Covid na cidade de São Paulo

Ao menos dez pontos de vacinação alertaram para desabastecimento na tarde desta quarta (23), um dia após prefeitura ter suspendido imunização por causa do problema

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Um dia após a Secretaria Municipal de Saúde da São Paulo suspender a vacinação contra a Covid-19 por falta de doses na capital, ao menos dez postos tiveram problemas de abastecimento do imunizante na tarde desta quarta-feira (23).

Segundo informações disponíveis no portal “De Olho na Fila” , serviço criado pela prefeitura para mostrar a situação da espera nos locais de vacinação, dez desses pontos de vacinação tinham o comunicado de que esperavam reabastecimento, e outros dois alegavam estar fechados. Na segunda-feira (21), foram fechados 305 pontos por falta de imunizantes.

O novo problema ocorre após a suspensão da vacinação na cidade de São Paulo nesta terça-feira (22) para reabastecimento. Os postos receberam 181 mil doses da Coronavac e 30 mil da AstraZeneca .

Nesta quarta-feira (23), a vacinação foi retomada para pessoas de 49 anos na cidade de São Paulo. Nesta quinta (24) é a vez de quem tem 48 anos e, na sexta (25), de quem tem 47.

Ao todo, mais de 500 postos de vacinação foram abertos na cidade nesta quarta-feira na cidade de São Paulo.

Um dos locais que aguardava reposição de doses era o megaposto do Centro Cultural do Grajaú, no extremo sul da cidade de São Paulo. O portal informava às 16h17 que desde as 14h50 o ponto aguardava reposição. A lista dos que aguardavam reabastecimento é a seguinte:

Local última atualização
UBS Jardim Nélia (zona leste) 14h50
Ambulatório de especialidades Italo Domigos Le Vocci (zona leste) 15h
UBS Vila Aurora – Doutor Domingos Mazzoneto (zona norte) 14h55
UBS Parque Engenho II – (zona sul) 15h
SAE DST/AIDS Cidade Dutra (zona sul) 15h09
UBS Doutor Sérgio Chaddad (zona sul) 15h21
Ama/Ubs Integrada Jardim Castro Alves - Dra Maria Cristina F (zona sul) 14h56
AMA/UBS Integrada Vila Antonieta (zona leste) 16h01
UBS Chácara do Sol (zona sul) (não funcionando) 15h41

Na UBS Jardim Nélia (zona sul), a informação dada por telefone é a de que foram entregues poucas doses e que todas elas acabaram rápido.

Ainda na zona sul, na UBS doutor Sérgio Chaddad, uma atendente afirmou que as vacinas acabaram por volta de 15h e a expectativa é que o posto só retome a vacinação nesta quinta.

Apenas a AMA/UBS Integrada Jardim Castro Alves afirmou ter recebido 50 doses por volta das 16h40, porém, a atendente não soube informar se ela seria suficiente para a demanda.

Todos esses locais deveriam funcionar até as 19h para oferecer a vacina. Nos drive-thrus e megapostos para pedestres, o horário de atendimento vai até as 17h.

Contas

A situação acontece horas depois do Secretário Municipal de Saúde, Edson Aparecido, dizer, na manhã desta quarta-feira, que a cidade de São Paulo precisaria de 470 mil doses para vacinar pessoas de 43 anos a 48 anos de idade.

Segundo Aparecido, até aquele momento, o estoque da cidade para a primeira imunização era de 181 mil doses da Coronavac que foram distribuídas nesta terça-feira (22) aos pontos de vacinação. Além desse montante, foram distribuídas 30 mil doses da AstraZeneca, reservadas para doses de reforço.

Números fornecidos por ele até por volta das 9h desta quarta indicavam que das cerca de 170 mil pessoas residentes na cidade de São Paulo da faixa etária de 49 anos, elegíveis para tomar a vacina contra Covid-19, 66.886 já haviam sido imunizadas em outras datas. Esse contingente integra desde professores, profissionais de saúde, pessoas com comorbidades e outros grupos prioritários.

Mesmo assim, só nesta quarta, 103.593 pessoas de 49 anos poderiam procurar os postos de saúde para se vacinar.

Como a prefeitura havia recebido na terça-feira 181 mil doses, se todas as pessoas com 49 anos que ainda não foram imunizadas fossem se vacinar nesta quarta, sobrariam em torno de 80 mil doses para a faixa de 48 anos, cujo início está previsto para esta quinta (24). Ocorre que esse grupo contempla um total de 105 mil pessoas, número 25% maior do que as doses potencialmente disponíveis ao final do dia. Essa contabilidade exata, porém, só será conhecida na noite desta quarta-feira.

Por volta das 9h desta quarta-feira, o secretário descartou o risco de desabastecimento e disse que o calendário seria mantido. Nesta sexta (25) está programada a vacinação de quem tem 47 anos.

"É possível que a gente venha receber a Pfizer nesta semana, e a Janssen há uma confirmação do ministério [da Saúde] de que a gente venha a receber hoje. Então estamos aguardando a confirmação do ministério e da Secretaria Estadual da Saúde. O calendário será cumprido", disse.

Horas depois da fala de Aparecido, no início da tarde, em entrevista coletiva no Palácio dos Bandeirantes, o prefeito Ricardo Nunes (MDB) afirmou que as vacinas contra a Covid-19 já recebidas e as previstas até o fim da semana (330 mil doses) seriam suficientes para vacinar as pessoas de 47 a nos a 49 anos da cidade de São Paulo.

O novo cálculo das vacinas apresentado por Nunes ao lado do governador João Doria (PSDB) incluiu a previsão de recebimento de 120 mil doses nesta quinta-feira.

A única forma de garantir que não haverá um novo apagão é distribuir todas elas já nesta quinta, tendo em vista que a faixa etária de 47 anos soma outras 105 mil pessoas. Ou seja, a conta pode não fechar.

Resposta

A Secretaria Municipal da Saúde disse em nota que dados preliminares mostram que pouco mais de 100 mil vacinas contra iCovid-19 foram aplicadas nesta quarta-feira (23) na capital. "Devido à alta procura do imunizante, ocorreu desabastecimento pontual em algumas UBS. Por conta disso, foi realizado o remanejamento de doses entre os postos do município", afirmou a pasta.

"Os munícipes podem procurar uma das 468 unidades básicas de saúde e AMA/UBS integradas, das 7h às 19h, além dos SAEs [Serviços de Atenção Especializada], megapostos com acesso a pedestres, mais de 130 postos volantes, postos que operam exclusivamente em sistema drive-thru e a rede de farmácias parceiras, das 8h às 17h", afirmou.

"A SMS esclarece que o repasse é feito pelo Ministério da Saúde, por meio do governo do estado, de acordo com a abertura de cada grupo. A pasta aguarda o recebimento de novas remessas do imunizante", disse. "O escalonamento do grupo entre 49 e 48 anos cumpre o calendário do governo do estado e é uma maneira de facilitar a logística, tanto para o cidadão quanto para o sistema de saúde."

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.