Dupla faz sucesso na internet reformando carro abandonado

Amigos alcançam mais de 1 milhão de visualizações no YouTube após darem um trato em Celta

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Com o sucesso de programas de TV que reformam e consertam carros antigos, cada vez mais apaixonados por veículos têm saído do anonimato para gravar vídeos mostrando o passo a passo na reconstrução dos possantes e ainda dar dicas de como fazer reparos e manutenção de peças. 

Esse é o caso dos amigos Vitor Fogassa, 32 anos, e Vitor Quintano, 25, que criaram o canal do YouTube “Carro com Tudo”.

Com mais de um ano no ar, a dupla, que atua de forma irreverente diante das câmeras, mostra a quem tem pouco dinheiro que é possível consertar ou personalizar o carro em casa, de forma econômica. Para quem tem recursos, dizem como não ser enganado por profissionais do setor.

Os amigos Vitor Fogassa (esq.), 32 anos, e Vitor Quintano, 25, com o Celta que eles reformaram após “resgatá-lo” em uma rua da zona oeste de SP; vídeo bombou no canal “Carro com Tudo” do YouTube
Os amigos Vitor Fogassa (esq.), 32 anos, e Vitor Quintano, 25, com o Celta que eles reformaram após “resgatá-lo” em uma rua da zona oeste de SP; vídeo bombou no canal “Carro com Tudo” do YouTube - Zanone Fraissat/Folhapress

O canal dos amigos ganhou notoriedade nas últimas semanas após publicar o resgate de um Chevrolet Celta que estava abandonado havia dois anos na região do Jardim Esmeralda (zona oeste de SP). O vídeo tem mais de 1 milhão de visualizações.

O proprietário do Celta, um amigo dos youtubers, afirmou que deixou o carro no local desde que recebeu o diagnóstico de um mecânico de que teria que desembolsar mais de R$ 3.000 para o conserto do motor.

O tempo parado gerou crostas de sujeira na lataria, além de mofo no interior e outras avarias. Até um formigueiro foi encontrado debaixo da bateria.

A primeira ação foi a troca do kit da correia dentada, que fez o carro voltar a funcionar. Ele não apresentava problemas no motor e não precisaria ter ficado parado por todo esse tempo, segundo os amigos.

“Com R$ 180 a gente colocou o carro para andar novamente”, explicou Fogassa. O proprietário do veículo tem pago pelos reparos, mas muito menos do que tinha previsto, pois conta com a experiência da dupla econômica.

Canal de vídeos tem mais de 85 mil seguidores

Os dois youtubers se conheceram há mais de um ano num clube de Twingo, carro compacto da Renault. Ambos tinham um veículo desse modelo e foram ao encontro para exibi-los.

A amizade entre eles aumentou e os encontros para melhorarem o visual dos Twingos tornaram-se mais frequentes. A experiência em mecânica de Quintano era bastante aproveitada por Fogassa, que teve a ideia de criar um canal no YouTube, hoje com mais de 85 mil inscritos. 

“Tinham vários canais que eu acompanhava nessa linha, mas todos de  fora do Brasil”, conta. 
Quintano não fez curso de mecânica, mas conta que aprendeu muito da profissão desde cedo com o pai, que era caminhoneiro. 

“Ele tinha um caminhão velho que sempre dava problemas. Se entrava no trabalho às 8h, ele levantava às 6h para fazer o caminhão funcionar”, relembra.  Quintano tanto fuçou que aprendeu a consertar os veículos e até conseguiu emprego em uma oficina mecânica. 

Atualmente ele atende por demanda e vai até o cliente que necessita de reparo no veículo. Já Fogassa, profissional de tecnologia da informação, começou a se interessar por mecânica por curiosidade. 

Ele aproveitou a experiência em elétrica e pintura adquirida com o desenvolvimento de maquetes para empregar na reforma dos carros abandonados.

Para o motorista Wallace Diamount, que acompanha o canal da dupla, os vídeos o têm motivado a entender mais de carro e fazer os ajustes necessários sozinho. 

Vizinhança não liga para reparos de veículos na rua

Como nem sempre é possível realizar todos os reparos nos veículos na garagem de Vitor Fogassa, em alguns momentos ele e Vitor Quintano aproveitam a facilidade de uma rua sem saída, ao lado do imóvel no Jardim Esmeralda, (zona oeste), para estacionar ou trabalhar nos carros.

A situação não incomoda os vizinhos. Ao contrário, muitos estão sendo motivados a fazer melhorias ou modificações no carro pelas mãos da dupla de youtubers. “O pessoal por aqui é bem tranquilo e já tem várias pessoas querendo que a gente mexa nos carros deles. Nosso próximo desafio será num Toyota Corolla, que também é de uma das vizinhas”, explicou Fogassa.

A dupla pensa agora em resgatar veículos em leilões para fazer as melhorias. Além de continuar alimentando o canal com esse conteúdo, seria um meio de rentabilizar a atividade.

Erramos: o texto foi alterado

A versão anterior deste texto informava incorretamente o próximo desafio da dupla

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.